Fui apresentada a uma linha de marmitas sustentáveis que rapidamente se transformou em uma das minhas comidinhas preferidas: a Raiz. Comecei conhecendo pelo PF de frango, que foi uma surpresa garfada após garfada. Ainda tem lasanhas, peixe, estrogonofe e escondidinhos, além de sucos fresquinhos.
Os pratos são predominantemente orgânicos, feitos a partir de alimentos naturais e de produtores locais. Cada receita é preparada pela Marcela Marcantonio pensando na praticidade, na saúde e no sabor. Além do respeito ao meio ambiente, já que as marmitas são biodegradáveis e compostáveis, se decompondo em até 180 dias após o descarte.
Sabe uma comidinha com sabor caseiro, com detalhes como tempero, ponto da carne e textura preparados com um claro carinho e cuidado? Pois foi o que encontrei nas marmitas da Raiz. Conta a Marcela que essa gostosura toda é parte a memória afetiva da cozinha da avó, parte a alta gastronomia, já que ela está entre panelas há pelo menos 12 anos.
A Raiz tem também opções para vegetarianos e veganos. Se você preferir, em vez da marmita quentinha, pode optar pelos congelados para comer a qualquer hora. Pedidos de segunda a sexta, das 11h às 15h. Encomendas e dietas personalizadas em até um dia útil. Os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (51) 99118-4705. Você pode conhecer mais pelo perfil no Instagram @raizcb.
Junção da Turu
Uma das junções mais animadas do final de ano já tem data marcada para ocorrer: no dia 14 de dezembro, tem a apresentação da oficina da Turu, junto com os shows do Grupo Noventa e do Baile da Junção, além da participação especialíssima do DJ Nego Minas.
A Turu, que assume nesse momento o apelido carinhoso e deixa de ser Turucutá, sobe ao palco na Quadra da Imperadores do Samba com seus alunos de percussão e cordas, levando toda a energia para fechar um ano difícil com muita emoção e celebração – afinal, chegamos até aqui.
É a partir das 21h, na Quadra da Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1.567, Praia de Belas). Ingressos à venda na plataforma Sympla. A Turu pode ser encontrada nas redes no @turucuta.
Comida local e autoral
Te programa para mais uma feira especial de produção de comida autoral em Porto Alegre, e dessa vez em um espaço que amo: o foyer do Multipalco do Theatro São Pedro. Porque comida também é uma forma de arte.
A Nós Feira de Comida Local e Autoral ocorre no dia 8 de dezembro, domingo, das 10h às 18h. Serão 25 produtores de todo o RS, do pampa gaúcho aos Campos de Cima da Serra.
Essa terceira edição da Nós conta com dois nomes espetaculares da cozinha aqui no Estado: o Marcelo Schambeck, do Capincho, aqui de Porto Alegre, e o Rodrigo Bellora, do Valle Rústico, de Bento Gonçalves. Os dois estarão cozinhando pratos com propostas criadas a partir dos produtos oferecidos nos estandes. Serão comidinhas acessíveis e descomplicadas. Para saber mais sobre os produtores, acessa o perfil do Instagram @nos.feira.
Olhe pra cima
Você que circula pelo Centro Histórico: olhe pra cima! Você poderá descobrir uma das quatro obras que estão sendo pintadas na edição 2024 do Festival Olhe Pra Cima.
São no total 13 obras em prédios no Centro Histórico e Cidade Baixa realizadas desde a primeira edição, somando mais de 5 mil metros quadrados de intervenções artísticas.
Dessa vez, o projeto convidou os artistas Pamela Zorn, Cacau Weimer, Tiago Berao e Xadalu Tupã Jekupé. O Festival terá também uma intervenção artística coletiva no bairro Sarandi (inscrições no site olhepracima.com.br). O perfil no Instagram é @olhepracima.art.