Venâncio Aires é conhecida como a Capital Nacional do Chimarrão e fica a cerca de duas horas de Porto Alegre. Estive por lá há algumas semanas e descobri lugares deliciosos para um fíndi ou bate e volta. Um deles é a Casa Paulina.
Um recanto na área rural da cidade que abre em datas determinadas oferecendo um jardim lindíssimo para curtir, além de um tour pela Casa de Pedra centenária, propriedade da família Meurer desde 1926, com vários móveis e objetos de época.
A dica é ficar ligado nos dias de eventos abertos (Garden) e saborear as tábuas de frios e os produtos locais e coloniais, além dos drinks produzidos com frutas do próprio pomar, enquanto você aprecia o pôr do sol espetacular da propriedade.
A próxima edição ocorre domingo, dia 27, das 16h às 20h, com um Garden temático em celebração à tradicional Oktoberfest. A cerveja e a tábua foram especialmente pensadas para a data.
Reservas abrem alguns dias antes dos eventos, e os avisos são feitos por meio do endereço do Instagram @casapaulinaeventos. Em caso de mau tempo, o evento é transferido.
Chocolate da Zona Sul na Capital
Um dos melhores chocolates que já provei é produzido e vendido aqui em Porto Alegre, na nossa querida Zona Sul. Você sabia disso?
A Magian Cacau é uma fábrica e loja de chocolates do que se chama “bean to bar” (da amêndoa à barra). Eles buscam o cacau diretamente com produtores do sul da Bahia e da Amazônia e fazem todos os processos até chegar na barra de chocolate. De uma maneira consciente e sustentável, valorizam ingredientes de pequenos produtores — o que promove também a biodiversidade.
A loja oferece para degustação todos os tipos de chocolates da Magian. Difícil dizer meu preferido, mas os chocolates com fava de baunilha têm sempre uma parte do meu coração.
A loja fica na Av. Guaíba e abre de segunda a sábado das 8h às 19h e nos domingos e feriados, das 12h às 18h. Loja online e mais informações nas redes sociais @magiancacau e no site abre.bio/Magian-Cacao.
Moda & arte
Sábado (19) rola a primeira junção dos projetos Coletivo de Rua e Brick de Desapegos, na Travessa Araújo Ribeiro, entre a Sete de Setembro e a Siqueira Campos.
O evento reúne 50 expositores entre moda vintage e artistas locais. Vai rolar mesa de desenho livre o dia todo. Às 17h tem desfile “Modarte” com apoio da agência Switch Mgmt.
A partir das 11h com a feira encerrando às 19h e a festa de rua seguindo até as 22h. O evento ainda terá cerveja artesanal, drinks e comidinhas de rua. Mais informações pelos perfis @coletivoderua.cc e @brickdedesapegos_.
Chef’s de volta
Já tradicional no calendário gastronômico de Porto Alegre, o Chef’s Table dá início no dia 6 de novembro a sua nova temporada — que vai até 6 de dezembro. Com jantares de quarta a sexta-feira, os participantes são convidados a participar de uma experiência que promete ser interativa e envolvente.
Como todos os anos, o evento traz algum questionamento contemporâneo. Dessa vez, a proposta é identificar nossas verdadeiras prioridades com o tema “Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?”. Cada um dos jantares da edição terá um menu com ditados populares sobre o ovo e a galinha, e a decoração, feita com elementos relacionados ao tema e com peças de madeira e casca de ovo de verdade.
O Chef’s Table tem a curadoria de Fernanda Guimarães, idealizadora do projeto, e Lucas Cinti, chef residente. Entre os vários chefs convidados da edição estão Antonio Park (Park Restaurant), Emerson Kim (Restaurante Spicy Fish) e Dimode Kim (Kaifu Restaurante).
Será no Shopping Iguatemi Porto Alegre (Av. João Wallig, 1.800). Mais informações e ingressos pelo site chefstable.com.br e pelas redes sociais @chefstablebrasil.