Além da produção de vinho e cerveja no Rio Grande do Sul, também estão se destacando as cachaças e aguardentes produzidas pelos gaúchos. Prova disso é o evento Alambique Embarcadero que ocorre até o domingo no Cais Embarcadero, aqui em Porto Alegre, das 14h às 21h, com entrada gratuita.
Estão por lá nove alambiques gaúchos com mais de cem rótulos disponíveis. Os visitantes podem conhecer mais sobre o processo de fabricação, além de degustar produtos nos estandes. No local, tem um bar assinado pelo Espaço Cultural 512, onde são preparados drinks especiais usando aguardente e cachaça como principais insumos.
A curadoria das marcas é feita pela Associação dos Produtores de Cana-de-açúcar e Seus Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), com apoio do Sebrae RS e da Prefeitura de Ivoti (cidade que tem forte produção artesanal de cachaças, ocupando terceiro lugar no ranking do país em número de produtos registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com 217 registros de marca).
Almoço toda tarde
O Xão é um espaço que foi inaugurado há pouco mais de dois meses no 4º Distrito, com a ideia de ser um ambiente não só para balada, mas também para refeições e vivência durante o dia – o que sinto uma falta enorme em Porto Alegre. Inclusive, aceito dicas de lugares que não fechem à tarde.
O espaço oferece opções de almoços das 11h até as 23h, sem fechar. São quatro operações culinárias – a parrilla El Payador, a pizzaria Quadrata, a hamburgueria Capitão Prime e o sushi Kaito. Tem ainda o bar, no coração do espaço, servindo drinks clássicos e autorais todas as tardes. Ah, as operações também contam com pratos vegetarianos e veganos.
Testamos o almoço estendido nessa semana e fiquei encantada com a qualidade das carnes da El Payador. Fomos de bife alto de chorizo e matambrito de porco. Bem servidos, preparados com batatas e legumes na brasa, perfeitos. Arriscamos até um drink – os autorais são a pedida.
O Xão fica na Av. Pará, 582, bairro Navegantes, e funciona de terça-feira a domingo, das 11h às 23h. O perfil no Instagram é @xaorestobar.
Chocolate especial
A Ricocacau é uma marca de chocolates artesanais deliciosos. Elaborados com matéria-prima da belga Callebaut, usa variações para atender todos os paladares – o ao leite é para quem curte produtos mais adocicados, o 63% para quem gosta de mais intensidade e o 75% cacau para aqueles que preferem o sabor do chocolate com menos doçura. Tem ainda o branco e o de caramelo.
E o que eu mais amo nos produtos da Elsibete Cavalari, a responsável por essas doçuras, é a delicadeza dos sabores e da apresentação. Ela monta as peças usando frutas desidratadas artesanalmente, sem uso de aditivos. As caixas de chocolate se tornam verdadeiros presentes – dá até pena de comer, sabe? Mas é claro que a gente come. E se delicia!
Os preços partem de R$ 5, os mediants, até R$ 35, as barras com frutas. Tem ainda peças pintadas a mão, bombons e barras sem frutas. Encomendas pelo telefone e WhatsApp (51) 99802-1672. Pedidos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Perfil no Instagram: @ricocacau_chocolates.
Festa literária
Mesmo que em 2022 não tenha ocorrido oficialmente o evento, a curadoria da Festipoa Literária convidou os homenageados da 13ª edição, que rolou em 2021, para virem a Porto Alegre e, com isso, promover um fechamento bacana para um evento realizado de forma virtual. A proposta é que Sérgio Vaz e Ana Maria Gonçalves, os homenageados, dividam mesas, leituras, saraus e celebrações com outros importantes escritores e artistas da cultura brasileira, entre eles Marina Lima, Valéria Barcellos, José Falero, Luna Vitrolira, Cláudia Schroeder, Rafa Rafuagi, Eliane Marques, Pâmela Amaro, Negra Jaque, Atinukés, Marlon Pires Ramos, entre outros.
Os eventos ocorrem entre os dias 20 e 23 de novembro em vários espaços: bar Agulha, Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa e Espaço 512.
A programação completa pode ser conferida no Instagram @festipoaliteraria e os eventos têm acesso gratuito. É sugerida ao público a doação de alimentos não perecíveis, que serão recolhidos nos locais e destinados a organizações sociais.