Os produtos Da Vó têm um ingrediente especial e único: o afeto da Vó Nita. A Marla Kappaun lembra dela e do avô como fontes de amor, carinho e cuidado. Auxiliaram a mãe da Marla a criá-la entre muito afeto a gostosuras.
Hoje, a marca traz cucas no estilo alemã – baixinhas e bem recheadas; pão de aipim, tanto tradicional quanto recheado com linguiça e requeijão; broinhas de milho e de polvilho e ainda ambrosia em vidrinho.
Gente, preciso de uma pausa aqui, porque só listar os produtos não é suficiente. É necessário dizer a delícia absurda que é o pão de aipim recheado. Funciona com refeição, com um cafezinho, no desjejum. Aí combina com uma cuquinha, digamos, de queijo quark ou de bergamota. Tá aí o suficiente para um dia perfeito!
São mais de 20 sabores de cucas, mas para pronta-entrega o cardápio é reduzido – e divulgado todas as semanas nas redes sociais @davo.cucas. Os sabores não disponíveis podem ser encomendados também, com duas horas de antecedência. Há ainda opção de cucas congeladas para preparar em casa na hora que preferir.
A Da Vó fica na Rua Garibaldi, 1.187, Bom Fim. Encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98035-1691 ou em essenciadavo.tem.delivery. Funciona às segundas-feiras, das 13h às 19h, de terça a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Aos sábados, das 9h às 18h.
Vai um café?
Talvez vocês já tenham notado a quantidade de cafeterias com café “para levar” que surgiram em Porto Alegre nos últimos tempos. A Mais1 Café é uma delas. Conheci por meio da Daiala Doebber, que me acompanha nas redes sociais, curte minhas dicas gastronômicas e resolveu empreender justamente com uma franquia da rede (a da Av. Goethe, 156).
Recebi em casa uma amostra da tele da loja dela (está nos aplicativos de entrega) e fui visitar de surpresa na última semana. Fiquei encantada. Tudo muito prático e gostoso. As bebidas campeãs de venda são os cafés Vanilla (amei) e o Cappuccino. Como estava dirigindo, não foi dessa vez que provei o café com Baileys, o creme irlandês que leva whisky e leite, com notas de cacau e baunilha.
Você pode pegar para levar ou consumir no local, que também oferece cafés gelados, salgadinhos e donuts. Tem ainda água para os pets. De segunda a sexta, das 7h30min às 18h30min e, aos sábados, das 8h30min às 18h. O WhatsApp é (51) 99895-6888.
Sushi confiança
E aqui chego eu, feliz da vida, com mais uma opção delícia de sushi em Porto Alegre. O Jappa Boy que, durante a pandemia, entrou forte no mercado da tele e, já há alguns meses, atende também no local. O espaço na Rua Silva Jardim, 241, é pequeno e aconchegante, com mesas também na rua.
O chef Rogério Carvalho é maravilhoso no desenho das peças e pratos e no trabalho com produtos muito frescos e saborosos. Além dos sashimis e niguiris, me apaixonei por um tartar de atum com tempurá de ovo trufado. Como dica ainda, o sashimi de vieiras com trufas negras (que chegam ao prato com muito frescor) e a barriga de salmão, com raspas de limão e flor de sal.
Além da opção à la carte, a partir de agosto terá também a Omakase, palavra japonesa que define, em tradução livre, a expressão usada quando fazemos um pedido ao gosto do chef: “deixo a escolha por sua conta”. Serão sete pratos e uma sobremesa. O almoço é de segunda a sábado, das 11h30min às 14h, e o jantar todos os dias, das 18h às 23h. O WhatsApp é (51) 3239-8859.
Cinema italiano
Dica para quem está com saudade da tela grande: até o dia 3 de agosto está rolando a 8 ½ Festa do Cinema Italiano no Brasil. Um dos meus estilos preferidos – há muitas vezes igual intensidade entre gargalhadas e lágrimas – é uma experiência ainda mais incrível no cinema.
E a maior parte dos filmes exibidos foi lançada durante a pandemia ou pouco antes, o que deixa a oportunidade ainda mais especial. Mas tem produção antiga e de referência, como o segundo filme de Pier Paolo Pasolini, Mamma Roma, de 1962, um dos primeiros a retratar a população marginalizada da sociedade italiana.
Aqui em Porto Alegre, os filmes serão exibidos no Espaço de Cinema Bourbon Country (Av. Tulio de Rose, 80, bairro Passo da Areia). Ingressos custam entre R$ 10 e R$ 20. Mais informações em festadocinemaitaliano.com.br.