Ando numa batida de comida asiática já há algum tempo mas só agora conheci o Asiana (Rua Dinarte Ribeiro, 148, 2º andar, bairro Moinhos de Vento) — e curti muito.
O cardápio é amplo, com opções da gastronomia asiática, além da tailandesa. Fui com meu namorado e provamos na entrada o camarão crocante com molho agridoce, que estava supergostoso. Mas resolvemos degustar também o arroz frito com camarão, aspargo, shitake e alho poró e a sugestão do chef, um polvo incrível no ponto perfeito e muito bem servido.
A carta de vinhos é interessante, com opções em tamanho menor — ideais para quem vai sozinho ou em dupla, com uma tacinha para cada.
O Asiana funciona de segunda a sábado, a partir das 19h. Também tem takeaway. Mais em restauranteasiana.com.br.
Happy Hour Italiano
O Embarcadero, um dos lugares mais bacanas de Porto Alegre — e que venham mais e mais pontos que nos aproximem do Guaíba — ganhou uma operação do Galeto Mamma Mia bem diferente.
O tradicional rodízio foi substituído por um cardápio à la carte, onde é possível escolher itens diferentes para montar o prato. Há também comidinhas de happy hour, várias entradas e uma carta de vinhos muito boa, com vários rótulos expostos na decoração.
Destaque para os drinks exclusivos da casa, assinados pela mixologista Claudia Schumacher, e as tábuas de frios para compartilhar. Fica na Avenida Mauá, 1.050, Centro Histórico, e funciona de terça a sexta, das 11h30min às 15h e das 17h30min às 23h. Sábados e domingos, das 11h30min às 23h.
Pizza napolitana
O nome da Zero Zero Pizzeria faz referência à farinha 00, ou doppio zero — denominação utilizada na Itália para a farinha mais refinada e pura — e usada na produção das pizzas. Por isso, a massa da Zero Zero já é um espetáculo à parte. É crocante por fora, tem interior macio e cobertura com ingredientes autorais.
Me apaixonei pela Margherita ZZ, que leva molho de tomate, mussarela de búfala, parmesão, tomate cereja, manjericão e molho pesto. Espetáculo!
Prove também a Calabresi Supreme, com mussarela de búfala, provolone, parmesão, calabresa moída, orégano e azeitona preta. Ah, e de sobremesa, a dica é a absurda Nocciola Rocks, com Nutella e pedacinhos de Ovomaltine.
A Zero Zero tem tele própria pelo telefone (51) 3372-6100. É possível também curtir a pizza no local, na Rua Marquês do Herval, 214, Moinhos de Vento. Aberta todos os dias, das 17h às 22h40min.
Guria cervejeira
A Bianca Telini tem 30 anos, mora em Porto Alegre e é a única representante feminina do Brasil no Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja desse ano, que acontece em Munique, na Alemanha, de 10 a 11 de setembro. Formada em Biotecnologia pela UFRGS, com mestrado em Biologia Celular e Molecular, a Bianca é sommelière de cervejas, tecnóloga cervejeira e mestre em estilos.
Ela garantiu vaga no Mundial já na primeira competição da qual participou: o 6º Campeonato Brasileiro de Sommelier, no qual foi a única mulher classificada no “top 10”. Para custear parte da ida ao torneio (R$ 10 mil), ela criou campanhas nas plataformas de financiamento coletivo Apoia-se e Vakinha Online. Para saber mais e apoiar a guria, seu Instagram é @bitelini.