As mulheres estão, cada vez mais, ocupando postos na gastronomia. De cozinheiras, passaram a comandar restaurantes profissionais. As mudanças, no entanto, não foram suficientes para reverter o quadro mundial de uma presença predominante dos homens. Um exemplo são os restaurantes com estrela Michelin, que apenas 7% deles no Brasil são liderados por mulheres.
O país que tem o melhor cenário para elas é a Espanha, mas que não apresenta grandes vantagens: apenas 11%. A média mundial é de 6%. Afinal, quantas chefs mulheres lideram os melhores restaurantes do mundo? Uma pesquisa australiana Chef's Pencil se dedicou a responder essa pergunta.
Foram analisados mais de 2 mil restaurantes, entre estrelados e integrantes de listas de melhores do mundo. Destes, apenas 6% tinhas mulheres no topo da hierarquia da cozinha. Embora parte delas já tenham seus trabalhos reconhecidos por prêmios e títulos, chega a ser suficiente?
É o que o Lela, Anahís e Diogo discutem no 107º episódio do Foodcast.
SOBRE O FOODCAST
O Foodcast é o podcast produzido pela equipe do Destemperados. De forma descontraída, compartilhamos curiosidades sobre temas da gastronomia e tendências do cenário. Esperamos que vocês se divirtam!
Os episódios são gravados no Studio Destemperados, o espaço de produção de conteúdo da plataforma, em Porto Alegre. A iniciativa tem o patrocínio master do Santander, banco que mantém amplo incentivo à gastronomia, uma cadeia produtiva repleta de empreendedores que geram empregos, renda e promovem uma cultura genuinamente brasileira.
A ideia é que o Studio seja o cenário de toda a criação de conteúdo que o público já conhece: receitas, entrevistas, vídeos, fotos, gravações do Foodcast e do Destemperados FM.