A Anuga é a maior feira de alimentos e bebidas do mundo, que ocorreu em outubro na Alemanha, com 4.600 expositores de 98 países. O slogan desta edição foi “Transformação”, indicando que o desenvolvimento de um sistema alimentar sustentável pode ter êxito.
O Foodcast 89 recebeu Roger Klafke, especialista em Competitividade Setorial do Sebrae, que esteve na Anuga, para elencar as principais tendências apresentadas no evento. Ele separou em cinco tópicos: saúde, praticidade, carne vegetal 4.0, orgânicos e alimentos curiosos.
1- Saúde
A indústria corre para entregar produtos cada vez mais aderentes à demanda dos consumidores por uma vida saudável. Com esse foco, se destacam os alimentos que melhoram a imunidade, reduzem o risco de doenças, auxiliam no funcionamento intestinal, dão energia para a prática de atividades físicas e prometem melhorias estéticas, como auxiliar no emagrecimento e reduzir a celulite.
Água fonte da juventude: a B'MORE é uma água engarrafada premium enriquecida com células-tronco vegetais que fornecem alto valor nutricional.
Dose de saúde: A BIO VIGO desenvolveu o primeiro shot orgânico de kombucha que atende a saúde intestinal, complementada com superalimentos. A empresa acredita que a saúde vem da flora intestinal e que é fundamental para pessoas que têm um estilo de vida agitado e buscam mais saúde. São 3 produtos para diferentes momentos, com foco em imunidade, energia ou desintoxicação.
2- Praticidade
A praticidade e a conveniência para estimular o consumo dos produtos merece a atenção de quem empreende no ramo alimentício. Os cuidados com os rótulos e as embalagens para facilitar a escolha e o consumo são fatores chave para o sucesso. Nessa linha, bebidas que são refeição, barras de proteína e de frutas e porções de alimentos saudáveis em pacotes semelhantes aos de salgadinhos estão em alta.
Refeição completa: O Yfood é um produto apresentado como uma refeição completa, pronta para beber com tudo o que o corpo precisa. São 26 vitaminas e minerais, ácidos graxos ômega, alto teor de proteínas e fibras. O produto é resultado da pesquisa de renomados tecnólogos de alimentos, aliada a modernos processos de fabricação. A vida útil do produto é de nove meses, sem conservantes. Segundo a empresa, o Yfood utiliza apenas ingredientes naturais e está disponível nos sabores baunilha, chocolate, banana e café.
3- Carne vegetal 4.0
O crescimento do veganismo, vegetarianismo e flexitarianismo não é novidade e as “carnes vegetais” já abocanham uma fatia do mercado. Os produtos plant based 4.0 são a próxima onda. Já é possível degustar similares a carne de gado, frango e peixe em diversos formatos. Além de não conter proteína de origem animal, o plant based 4.0 é livre de ingredientes artificiais, é sustentável, orgânico e muito saboroso.
Carne de vegetais sustentável: A Meatless Farm desenvolveu produtos deliciosos como alternativa à carne, repletos de sabor e textura, sem ingredientes artificiais. As almôndegas e os hambúrgueres são feitos a partir de uma mistura de proteína de soja, ervilha e arroz. São ricos em proteínas, fonte de fibras e não possuem glúten. Segundo a Meatless Farm, os produtos são feitos a partir de plantas e impactam menos o meio ambiente do que seu equivalente a base de carne.
4- Orgânicos
Consolidados no mercado, os produtos orgânicos ainda são uma oportunidade de negócio em crescimento. Os orgânicos se conectam e cruzam as demais tendências de alimentos para a saúde, praticidade e plant based. Conforme pesquisa do FiBL, as terras agrícolas orgânicas aumentaram em 1,1 milhão de hectares no mundo e o mercado global de alimentos orgânicos ultrapassou 106 bilhões de euros em 2019. No Brasil, dados da Organis, mostram que em 2020 a venda de orgânicos cresceu mais de 50%.
5- Alimentos curiosos
Além das ideias apresentadas, algumas curiosidades que movimentam o mercado chamam a atenção. Produtos clássicos aparecem com novas roupagens, movimentos se consolidam, como o "buy local" (estímulo a compra de produtos locais), produtos minimamente processados vão além das frutas e legumes, bebidas alcoólicas aparecem com menor teor de álcool e aumentam significativamente os produtos com cannabis. São curiosidades que se transformaram em oportunidades de negócio que estão atraindo os consumidores.
Ficou curioso sobre algum dos tópicos? Ouça o Foodcast com Roger Klafke abaixo.