O Foodcast é um podcast sobre gastronomia, produzido quinzenalmente por nós: a equipe do Destemperados. As gravações acontecem em nosso Studio no BarraShoppingSul. Se você passar por lá em uma terça-feira às 11h, pode ter certeza que estaremos com o microfone na mão dando boas risadas.
No episódio 84, conversamos sobre:
- Os restaurantes estrelados que aderiram a cardápios com pouca ou nenhuma carne, como é o caso do três-estrelas Eleven Madison Park, de Nova York.
- O cultivo da trufa, que se espalhou pelo mundo, chegando inclusive ao Brasil.
- Os restaurantes que se uniram em uma campanha de arrecadação de fundos para um projeto social de pessoas com deficiência.
Para ouvir, é só dar o play:
Restaurantes estrelados sem carne no cardápio
Há duas décadas, o chef francês Alain Passard, do estrelado L’Arpège, de Paris, anunciou que não serviria mais carne em seu restaurante. Os clientes reprovaram e ele voltou atrás, mas limitou o cardápio carnívoro a aves, peixes e frutos do mar. O tempo passou e o número de restaurantes de alta gastronomia a surfar na onda vegetariana cresceu.
Com argumentos em prol da sustentabilidade e da saúde, o três-estrelas Eleven Madison Park, de Nova York, reabriu em junho, após quase um ano fechado por conta da pandemia, com um cardápio à base de plantas. A maior surpresa dos clientes foi com a extinção do famoso pato com ameixas e daikon, que permanecia intacto no menu desde 2006.
Mesmo com algumas críticas, a mudança foi celebrada pela maioria e o estabelecimento ficou por mais de dois meses com as reservas esgotadas, mesmo cobrando 355 dólares pelo menu degustação, o que dá mais ou menos 1.800 reais.
Essa mudança é encabeçada por chefs como Jamie Oliver, autor de Veg, e Claire Vallée, dona do único restaurante vegano a receber uma Estrela Michelin, o ONA (de “Origine Non Animale”).
Cultivo de trufas no Brasil
De aroma e paladar marcantes, elas podem chegar a 15 mil reais o quilo. Ao contrário dos cogumelos, que crescem acima da terra, elas se desenvolvem embaixo do solo.
A novidade é o cultivo deste alimento que, por muito tempo, foi exclusivo de regiões da França e da Itália. Recentemente, o Brasil entrou no restrito mapa das trufas com duas variações: a Sapucay, não a do Carnaval, colhida aqui mesmo no nosso Rio Grande, e a recém-descoberta Bandeirantes, não a TV, da Serra da Mantiqueira, em São Paulo.
A primeira delas e, por enquanto, a única com volume para comercialização, foi achada nas raízes de nogueiras-pecã importadas dos Estados Unidos. Haviam sido plantadas nos anos 1980, em Santa Maria e Cachoeira do Sul.
Projeto Temperos Especiais
Em parceria com o instituto Pertence, o chef gaúcho Marcos Livi convocou restaurantes do Brasil inteiro para promover a inclusão social através da gastronomia. São mais de 100 estabelecimentos que toparam participar da 5ª edição do projeto, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de agosto, quando é celebrada a Semana da Pessoa com Deficiência.
A parceria de Livi com o Pertence conecta chefs, restaurantes, pessoas com deficiência e consumidores do país todo em uma agenda híbrida, tanto presencial, quanto no delivery. Cada estabelecimento elegeu um prato para a campanha e, a cada venda realizada, 5 reais serão revertidos para a instituição gaúcha que desenvolve atividades de socialização de jovens com deficiência cognitiva, física, sensorial ou intelectual.
Para conferir a lista completa de restaurantes participantes, é só acessar clubesocialpertence.com.br
O Foodcast é o podcast produzido pela equipe do Destemperados.
E de forma descontraída, discutimos, compartilhamos curiosidades sobre os temas acima.
Esperamos que vocês se divirtam!
Os episódios do Foodcast são gravados no Studio Destemperados, o espaço de produção e criação de conteúdo da plataforma, em Porto Alegre. A iniciativa tem o patrocínio master do Santander, banco que mantém amplo incentivo à gastronomia, uma cadeia produtiva repleta de empreendedores que geram empregos, renda e promovem uma cultura genuinamente brasileira.
A ideia é que o Studio seja o cenário de toda a produção de conteúdo que o público já conhece: receitas, entrevistas, vídeos, fotos, gravações do Foodcast e do Destemperados FM. Para proporcionar ainda mais entretenimento, o espaço contará com ativações, como cookshows, degustações, lives, biblioteca com leituras sobre gastronomia e área de descanso.