A dieta crudívora consiste no consumo somente de alimentos naturais e crus. Os mais comuns são frutas, legumes, verduras, tubérculos, sementes, cogumelos, peixes e grãos como feijão, aveia, linhaça e trigo.
Nesta prática só é permitido aquecer os ingredientes até cerca de 60ºC, mantendo os óleos essenciais dos vegetais. Melissa Suarez, nutricionista do restaurante Raw, especializado em cozinha natural, defende os benefícios do crudivorismo, garantindo que não se trata de uma dieta da moda.
- Ao não aquecer os alimentos acima de 60ºC, mantemos a integridade dos nutrientes e as enzimas ativas, que promovem o bom funcionamento das reações metabólicas - afirma a profissional.
Ao contrário do que possa parecer, não é porque são crus ou pouco cozidos que os pratos são simples. São utilizadas diversas técnicas para que a comida chegue na consistência e sabor que estamos acostumados. Algumas dessas técnicas são a fermentação, germinação, desidratação, prensagem, entre outras.
Ainda segundo Melissa, a alimentação crua fortalece o sistema imune, melhora o funcionamento intestinal, equilibra a fadiga e auxilia no tratamento de doenças autoimunes ou crônicas, como diabetes. Porém, se for fazer disso um hábito, é fundamental o acompanhamento de um nutricionista.
Se o interesse for apenas por experimentar novos sabores e estimular a criatividade na cozinha, uma passada no Raw, no Bom Fim, é o ideal. Por lá, você encontrará pratos coloridos e nutritivos à base de plantas, com insumos orgânicos e sem glúten. O cardápio muda semanalmente, com opções para o café e almoço. Uma dica legal é chegar por volta das 11h no sábado e curtir um brunch sem pressa.
Melissa também é a convidada do Destemperados FM desta semana, transmitido a partir das 13h do dia 14 de agosto na rádio 102.3. O programa vai abordar alimentação crudívora e como armazenar vegetais de forma correta, garantindo sua durabilidade, consistência e frescor.
- No crudivorismo é importante utilizar todas as sementes e legumes da época, para equilibrar a proteína da dieta. Também recomendo que priorize orgânicos, pois como a alimentação é baseada em plantas, é preciso ter cuidado com a toxicidade dos agrotóxicos -, conclui a nutricionista.
Receita de Bolonhesa de Lentilhas
Ingredientes
- 500g de tomates
- 100g de tomates secos
- 6 unidades de ameixa seca hidratada
- 1 dente de alho
- Gotinhas de limão
- Sal marinho, pimenta do reino, salsa e cebolinha a gosto
Para a lentilha germinada
- 100g de lentilha demolhada
- 1 colher (chá) de gengibre
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal marinho a gosto
Modo de preparo
- Comece pela lentilha, deixando-a de molho por 12h em água pura.
- Após, escorra a água e lave os grãos.
- Com movimentos de ficção, retire a casca dos grãos até deixá-los bem branquinhos.
- Seque-os e deixe amornar com o sal, azeite e gengibre.
- Coloque todos os demais ingredientes no liquidificador.
- Espere amornar e misture com a lentilha germinada.
- Para finalizar, adicione temperos frescos de sua preferência.