Vou transcrever aqui uma mensagem de uma querida leitora, que recebi esta semana, e depois a gente conversa, tá?
"Olá Diogo! Escutei um relato fantástico alguns dias atrás, e acho que precisas saber disso por fazeres parte desta história incrível. Um grande amigo me contou a história de vida dele, despretensiosamente, e deixou todos muito emocionados quando revelou ser um ex-presidiário, que um dia teve um encontro com Deus, ou consciência dos erros e escolhas erradas, e decidiu mudar de vida. Essa mudança começou dentro do Presídio Central, em Porto Alegre. E é aí onde tu e o Destemperados entram na história. Certa vez, ele leu uma coluna sua no caderno da Zero Hora e, por algum motivo, se apaixonou pela gastronomia e decidiu que essa seria sua nova vida, que esse universo ajudaria no seu recomeço.
Ele começou a trabalhar dentro do presídio, em um setor onde era o cozinheiro da polícia e de outros detentos. Por ser um cara legal e demonstrar bom comportamento, o Sargento responsável pelo setor comprava todas às sextas-feiras a ZH só para levar o Destemperados ao Jefferson, o meu amigo. Dos cadernos que ele colecionava, foi aprendendo as primeiras receitas, fazendo para outros presos e para chefia da polícia. Lá, ficou detido por dois anos, saindo em 2016, quando começou sua vida do zero, voltou a estudar, formou-se em gastronomia, trabalhou em vários restaurantes e hamburguerias da cidade. Hoje, é dono de dois restaurantes, e está próximo de abrir o terceiro. Isso tudo começou com um caderno do Destemperados.
Chorei quando escutei por perceber a mudança de vida que vocês proporcionaram, como a gastronomia vai longe e inspira. Não achei justo guardar para mim e precisei te contar, desculpa invadir tua inbox".
Não tenho muito o que dizer, apenas lembrar aqui o poder que a gastronomia tem. De mudar um momento, o dia e até a vida das pessoas. Da responsabilidade que os cozinheiros tem em estimular a todos, pois são eles as grandes referências na vida de muita gente.
Cuidado com o que você diz e como se comporta. Você pode ser a grande referência na vida de alguém, que te observa e se inspira em cada passo seu. Seja um bom exemplo!