As coisas estão finalmente voltando ao seu devido lugar. Todos entenderam direitinho a nova ordem das coisas e espero que tenham feito bom uso dos aprendizados.
Os restaurantes estão retomando seus movimentos e entenderam a importância de manter a operação de delivery ativa, por não ser excludente e, sim, complementar.
Alguns negócios infelizmente não resistiram e ficaram pelo caminho, talvez não por culpa exclusiva das dificuldades impostas pelo cenário. Outros, superaram e chegaram até aqui, mesmo que cambaleando e com o fôlego comprometido.
O mercado da gastronomia é engraçado. Não sei se com todos os outros setores é assim, talvez também se repita.
Me refiro à falta de senso coletivo. Entendo que foram tempos difíceis, que era o momento de lutar pela sobrevivência, em todos os sentidos.
Mas não posso acreditar que a galera se alimentasse todos os dias da própria comida e que, eventualmente, não pedisse pelos aplicativos um delivery de outros lugares.
Se pediam, não postavam. Entretanto, imploravam para que as pessoas dessem esse apoio para o seu próprio negócio. Pedem para fazer o que eles mesmos não fazem.
Como seria legal ver donos de restaurantes pedindo a comida uns dos outros, de forma legítima e sincera, dando o mesmo apoio que esperam receber.
Desafio a galera do mercado a vasculhar as fotos do feed no Instagram e procurar quando foi a última vez que pintou ali alguma que não fosse do seu próprio restaurante, ou de comida que não tiver sido feita por alguém do seu núcleo familiar.
É duro, mas é a verdade. Os chefs tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia e da sociedade, são ídolos de uma geração e, portanto, precisam dar o exemplo, mostrando para as pessoas que o sistema precisa funcionar coletivamente, no qual todos remam para o mesmo lugar.
Ainda não encontrei o motivo exato para essa insegurança de falar dos outros e exaltar as qualidades dos vizinhos. Quem sabe a gente aproveita os novos tempos para virar mais essa chave também?
Prestigie os colegas, peça o delivery de quem você admira, poste a foto e espere pelo resultado. É dessa energia estimulante que o mercado precisa!