Foi no início de 2020, durante a pandemia, que as duas jovens amigas, Yasmin Durand e Mariana Schneider, concretizaram a paixão por dadinhos de tapioca em sua marca própria: a Tapí. O negócio, criado com o intuito de ser um lanchinho saudável congelado, é uma opção perfeita para ter em casa e para compartilhar com quem a gente ama, de uma maneira fácil e funcional.
Os dadinhos ganharam o paladar do mercado gaúcho com seu sabor, experiência, aperfeiçoamento e, claro, feitos com muito amor. Mas, a novidade da vez é a chegada do produto nos supermercados do Estado.
Por conta disso, conversamos com as idealizadoras da marca para contar um pouco mais da história da Tapí, falar sobre as novidades, os anseios e os processos. Além disso, as meninas compartilharam uma receita especial e prática para testarmos em casa.
Como surgiu a ideia de abrir a Tapí?
Durante a pandemia, estávamos com tempo livre e vontade de empreender em alguma área. Como Yasmin já trabalhava na área da gastronomia e estava com o espaço do restaurante Le Bateau Ivre sem uso durante as manhãs, decidimos aproveitar a oportunidade e espalhar por aí o nosso amor pelos dadinhos de tapioca. Nos encontros, almoços, happy hours e até churrascos uma coisa era certa: sempre tinha dadinhos!
O que foi mais desafiador no início?
Foi muito desafiador empreender com um produto, até então, pouco conhecido no Estado. Vemos que os dadinhos são muito comuns em cidades como Rio de Janeiro ou São Paulo e, principalmente, no Nordeste, mas, por aqui sempre foi difícil de encontrar.
A ideia ganhou forma dentro da cozinha do tradicional restaurante francês Le Bateau Ivre, né?
Sim, tudo começou na cozinha do Bateau. A Yasmin é proprietária do restaurante e, como no ano passado, devido à pandemia, o restaurante ficou por vários meses sem uso durante o dia, resolvemos aproveitar para iniciar as produções lá e ver o resultado que iria gerar. Foi muito bom ter a estrutura e os equipamentos profissionais do restaurante, assim, desde o início, tivemos uma produção bem padronizada. Além disso, tivemos tempo de gerar capital e recursos para montar, depois, o nosso próprio espaço.
Como vem sendo o desenvolvimento da marca e o lado empreendedor?
O crescimento da Tapí ocorreu rapidamente, mas sempre tivemos o cuidado de deixar a empresa redonda e com tudo certinho para ir em frente sem receios ou surpresas. Estamos crescendo com consciência, acima de tudo!
Nós, como empreendedoras, temos diversos desafios: conciliar contas, compras, produção, logísticas de entrega, lidar com pessoas... Somos jovens e nem sempre é fácil conquistar respeito nesse mercado tão disputado, mas estamos muito felizes e realizadas com os resultados que estamos conquistando. Quando amamos aquilo que fazemos, cada desafio se torna um prazer, e cada conquista nos dá a sensação de dever cumprido!
O que é mais difícil nesse momento de pandemia?
Sem dúvida, o receio dos minimercados e delicatessens em adquirir produtos diferentes com a possibilidade de novos fechamentos devido ao agravamento da pandemia. O mais difícil de empreender nesse momento é que tudo é muito incerto. Não sabemos o que vai acontecer no dia de amanhã, e fica mais difícil se programar a longo prazo.
O que vem sendo mais fácil do que vocês esperavam?
Hoje, somos somente nós duas na empresa. Então, nós duas fazemos a produção, as compras, a logística de entregas, o marketing, o financeiro. Cada detalhe da empresa passa pelas nossas mãos. Pode parecer irônico, mas foi se tornando mais fácil ao longo do tempo! Parece que ligamos um botão e tudo vai no automático, principalmente, na produção. O tempo que demorávamos para fazer uma produção de um dia inteiro, hoje, fazemos em uma manhã.
E a novidade em relação aos mercados?
Como a marca foi crescendo muito rápido, vimos a oportunidade de apresentar nosso produto para um número maior de pessoas através dos mercados. Além de ser mais prático para o consumidor, também é mais prático pra gente, uma vez que planejamos eliminar essa relação direta com o consumidor e manter somente para outros negócios.
Quando tudo começou a dar certo, já tínhamos em mente essa expansão para mercados. Para isso, criamos uma embalagem junto com a Abio Design. Foram cinco meses de trabalho para chegar no resultado que queríamos: uma embalagem que traduz o nosso espírito (jovem) e o conceito da marca (diversão e bons momentos). E a embalagem ficou exatamente como desejávamos, e tem todos os requisitos e informações necessárias para entrada futura em grandes mercados.
O que podemos encontrar no cardápio da Tapí?
Temos cinco opções no nosso cardápio:
- Tradicional (a mais vendida, sendo o nosso carro-chefe)
- Carbonara (com cubos de bacon)
- Brie + Parma
- Fit (sem lactose e com chia para equilibrar o índice glicêmico)
- Parmesão (puro parmesão - foi um sabor especial de natal e fez tanto sucesso que resolvemos incluir no cardápio oficial)
Vocês têm planos de expansão para os próximos meses?
Neste momento, iremos focar nas vendas aqui para o Estado, principalmente em minimercados e delicatessen para ajustar a produção e começar a fornecer para mercados maiores. Muita gente nos procura, já recebemos contato de São Paulo, da Bahia, Ceará e interior do RS para representar nossos dadinhos, e estamos nos programando para isso!
Vocês poderiam compartilhar uma receita de tapí conosco?
Claro, essa é uma sobremesa bastante encontrada no nordeste, principalmente, na Bahia.
Receita de Churros de Tapí
Ingredientes:
- Tapí tradicional
- Canela
- Açúcar
- Doce de leite
Modo de preparo:
- Misturar a canela e o açúcar em um bowl
- Fritar as Tapís
- Passar as Tapís na mistura de açúcar e canela até ficarem bem envolvidos (que nem churros mesmo)
- Aquecer um pouco de doce de leite no micro
- Mergulhar o churros de Tapí no doce de leite e ser feliz!
TAPÍ
Vendidas congeladas, cortadas em quadradinhos, e embaladas a vácuo. Com validade de 3 meses no freezer. O preparo pode ser feito pelo forno, airfryer ou na frigideira.
E os pedidos podem ser feitos pelo WhatsApp (51) 9208-7096 ou pelo Instagram @querotapi