Em uma competição que demanda muita criatividade, inovação e resiliência, Bianca Lima, foi a grande vencedora da etapa brasileira do World Class Competition, considerado o maior concurso de coquetelaria do mundo. A competição, que está em sua 12ª edição, contou com 147 participantes de diversas regiões do Brasil. Bianca é chefe de bar do Wills, localizado na Avenida Nova York, 52, no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.
O concurso foi dividido por rótulos e categorias de destilados pertencentes ao portfólio da Diageo, empresa organizadora do evento, como uísques, vodka e gim. Para a final, os participantes passaram por dois desafios, sendo o primeiro a elaboração de um menu com no mínimo sete drinks, além da elaboração de um deles preparado com gin que oferecesse uma experiência botânica. Os competidores foram avaliados por um time de especialistas, como Spencer Amereno (Guilhotina), Janaína Rueda (Bar da Dona Onça) e Marcelo Sant’Iago (Difford’s Guide).
Os finalistas enviaram os desafios no dia 20 e, no dia seguinte, foram avaliados pelos jurados. A grande final ocorreu no dia 26 e, pela primeira vez, foi realizada em formato digital, respeitando os protocolos de segurança contra a covid-19.
Em uma disputa concorrida, Bianca completou todas as etapas e conquistou o título de campeã do World Class Brasil 20/21. Agora, ela se junta à Talita Simões (2011) e Adriana Pino (2018) no Hall da Fama da coquetelaria brasileira, trazendo representatividade para um universo que sempre foi considerado majoritariamente masculino.
– Coloquei minha energia, minha essência em cada detalhe. Eu me entreguei inteira para o World Class. Me preparei, claro, com muito estudo e com a ajuda de outros grandes profissionais da área, mas acho que o meu grande diferencial foi a energia e a entrega. Estou muito feliz por ter sido a campeã em meio a tantos profissionais incríveis. Espero encorajar mais mulheres a participar de competições do universo da coquetelaria –, afirma Bianca.
Agora, Bianca representará o Brasil na etapa mundial do World Class Competition, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de julho, também em formato virtual. O campeonato é realizado anualmente pela Diageo, maior empresa de destilados do mundo, com o objetivo de fomentar a coquetelaria a nível mundial.
Aos 26 anos, Bianca já passou por bares renomados de São Paulo, como Caulí e Mule Mule. Há pouco mais de três meses em Porto Alegre, é a chefe de bar do Wills e participa como protagonista no projeto de expansão do bar que se prepara para inaugurar sua nova unidade no projeto Embarcadero, no Cais Mauá.