Destemperado é aquele amigo da galera, sem regras, que ama comer e beber bem. É aquele que não tem as ideias muito no lugar. Em 2007, esse foi o ponto de partida de Diogo e Lela, hoje sócios, para colocar em ação uma ideia diferente, que acabou se tornando uma das maiores plataformas de conteúdo sobre gastronomia do Brasil.
Prazer, nós somos o Destemperados. Para entender como chegamos até aqui, é essencial olhar para trás.
PAIXÃO E ESTILO DE VIDA
O ano era 2007, a vontade de aliar trabalho e paixão bateu mais forte. Na época, não se via muito conteúdo sobre gastronomia sendo feito, somente revistas e livros especializados no assunto falavam sobre o tema. O cenário informativo da gastronomia era território dos críticos. Era nota boa e nota ruim para cá e para lá. Portanto, de certa forma, era distante da realidade das pessoas que simplesmente gostavam de comer e beber bem. "Finalmente, consegui criar um trabalho que não preciso tirar férias dele", orgulha-se a sócia e fundadora Lela Zaniol.
CONTEÚDO NÃO ESPECIALISTA PARA NÃO ESPECIALISTAS
A partir disso, surgiu a oportunidade de criar um conteúdo completamente novo feito por não especialistas para não especialistas. Relatos, nada de avaliações. Afinal, cada restaurante tem a sua maneira de cozinhar e de se relacionar com o cliente. Já que não nos caberia avaliar os lugares, focamos na ideia de contar as nossas próprias experiências gastronômicas através de resenhas de restaurantes. A ideia era poder escrever sobre o que gostávamos e o que já fazia parte do nosso dia a dia. As plataformas gratuitas começaram a aparecer e as pessoas passaram a consumir cada vez mais conteúdos segmentados. O Destemperados era aquele amigo da galera, que gerava conteúdo informal e de fácil entendimento. Os leitores acessavam para saber sobre tal lugar, o que esperar da comida, do atendimento, quanto custava etc.
O BLOG
Na onda do blog, criamos um com a nossa carinha. Aos poucos, através dos relatos, fomos construindo uma relação cada vez maior com os nossos leitores, que foram entendendo que não tínhamos relação comercial com os restaurantes. Mudamos algumas vezes de plataforma. Passamos pelo BlogSpot, Wordpress até termos o nosso próprio domínio. As plataformas gratuitas foram uma revolução para qualquer um que produzia conteúdo. Até que chegamos justamente na novidade do momento: estamos dentro de GaúchaZH.
NOSSAS REDES SOCIAIS
Não podemos deixar as redes sociais de fora da nossa história. Adorávamos o Orkut, que foi um ótimo impulso para o Destemps, como carinhosamente chamamos. Estava no nosso DNA chegar às plataformas à medida em que elas surgiam. Hoje, temos 162 mil seguidores no Facebook, 177 mil no Instagram e 121 mil no Twitter.
TRANSFORMAÇÕES NA FOTOGRAFIA
Em relação à fotografia, vocês conhecem a boa e velha câmera Cybershot? Até 2012, a coisa toda era feita com ela. Até que os celulares começaram a ser fabricados com boas lentes- e cada vez melhores.
FOOD HUNTERS E FOOD EXPERIENCE
Dois projetos foram grandes marcos para o Destemperados: os Food Hunters e o curso com a Perestroika, escola de criatividade. Depois de entender que não poderíamos nos deter apenas aos conteúdos criados pelos sócios - que iam de Floripa a Punta del Este -, pensamos em criar uma rede de pessoas que compartilhassem do mesmo estilo de vida para viver experiências e escrever novos relatos.
Junto com a Perestroika, colocamos em ação o primeiro Food Experience, uma plataforma que disponibiliza experiências gastronômicas exclusivas para aqueles que, como nós, são apaixonados por comer e beber bem! O curso não ensinava a cozinhar, mas permitia que os alunos pudessem aprender a lidar com a alimentação de uma forma diferente. Ensinava a ter uma melhor relação com o ato de comer. A cada edição, um nome da gastronomia nacional era convidado para dividir suas impressões, falar sobre suas vivências.
Através desses eventos, estabelecemos uma relação incrível com os maiores nomes da cozinha. Logo, outras pessoas e empresas começaram a perceber que o Destemperados se tratava de uma marca de conteúdo realmente relevante. Desta maneira, entendemos que poderíamos realizar conteúdos próprios para marcas - que chamamos de branded content. Sempre nos adaptamos às mudanças do mundo. Quando os reality-shows de comida ganharam força, a demanda e a procura por gastronomia cresceu muito. Era o máximo ser chef de cozinha.
DESTEMPERADOS EM ZERO HORA
Em 2014, começamos um projeto com o Grupo RBS: Pop-Up Restaurant. Se tratava de um restaurante temporário no centro da cidade durante a Copa do Mundo.
Nele, rolaram quase 80 eventos, passaram diversos food trucks e chefs de cozinha. Foi um sucesso. Esse foi o primeiro projeto com o Grupo. Logo, em 2015, firmamos a parceria de operação, o que nos rendeu excelentes frutos, mas um em especial: a Casa Destemperados.
O espaço não apenas se tornou o QG da marca, como serviu como uma nova plataforma de negócios. A Casa surgiu com o objetivo de ser um hub de cultura gastronômica em Porto Alegre, na medida em que sediaria os principais cursos, palestras, workshops e eventos de experiência gastronômica.
A Casa teve dois endereços e abrigou diversos parceiros itinerantes incríveis no Food Market. Portanto, a parceria nos possibilitou sermos os próprios agentes das experiências.
Aos poucos, o antigo caderno Gastro de Zero Hora foi migrando para Destemperados. Entramos para agregar com a marca e expertise de inovação, e a RBS nos apoiou com a força comercial e a estrutura para desenharmos esse novo negócio. Assim, conseguimo0, juntos, atingir um público ainda maior. Atualmente, o nosso caderno é veiculado toda sexta-feira em Zero Hora, local onde falamos sobre experiências, bebidas, tendências e receitas.
GUIAS GASTRONÔMICOS
Um dos materiais mais amados, e produzidos com o esforço de todo o nosso time, são os guias. Primeiro, veio o Guia de Punta del Este, logo o da Serra Gaúcha e, finalmente, chegou a vez de Porto Alegre, em 2008. O nascimento do primeiro Guia de POA foi em 3 de setembro, com o auxílio financeiro de diversos patrocinadores e distribuído gratuitamente em diferentes pontos de cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Quando completamos 10 anos, o guia gastronômico da Capital se tornou uma edição superespecial. Com 64 páginas, escrevemos sobre mais de 200 lugares para serem visitados na cidade.
MULTIPLATAFORMA
O Destemperados cresceu e tomou uma proporção na qual não poderia mais deter-se apenas às experiências gastronômicas digitais. Portanto, primeiro nasceu o programa na rádio, no ano passado veio o Foodcast - podcast no Spotify sobre temas que envolvem o mundo da gastronomia -, até que, no começo de 2020, lançamos o Destemperados na TV, um programa na RBS TV com apresentação do Diogo e da Lela. Isso mesmo, nascemos no digital e passamos por basicamente todos os estágios até chegar na televisão aberta.
NOVA PLATAFORMA: A LIVE
Para entreter os apaixonados por comer e beber bem - assim como nós - em tempos de isolamento social, com restaurantes fechados e eventos cancelados, tivemos que aprender a construir alternativas de conteúdos que suprissem essa nova realidade. Além de adaptar e redesenhar experiências gastronômicas, focadas em delivery, e receitas fáceis de fazer em casa, experimentamos uma ferramenta até então nova para nós: as lives. Buscamos chefs e nomes importantes da gastronomia brasileira para compartilhar seus ensinamentos e aprendizados. No Instagram, apresentamos uma programação incrível com várias temáticas e todas estão disponíveis no nosso IGTV. A experiência foi muito especial, discutimos questões que chegam a reconfortar em meio a tantas incertezas sobre o futuro.
A CARA DOS SÓCIOS
A Lela Zaniol é apaixonada por cozinhar, extrovertida e com um humor ácido que a gente ama. Não precisa de muito para se divertir. Apesar de não resistir aos encantos da baixa gastronomia, adora os prazeres da boa mesa e acredita que a vida é muito curta para comer e beber porcarias.
Já o Diogo Carvalho, antes de ser sócio-fundador do Destemperados, (sobre) viveu um tempo como advogado. É curioso, exagerado e piadista. Come mais do que deveria por (1) não saber seu limite, (2) ser impulsivo e (3) não saber dizer "não".
A NOVA REVOLUÇÃO
Hoje vivemos uma outra revolução. Estamos nos reinventando como marca, já que a gastronomia mudou muito nesses 13 anos. Além disso, estamos dando um salto imenso: migrando todo o nosso conteúdo para dentro de GaúchaZH, um dos maiores sites de notícias do Brasil. Sabemos que estamos em constante evolução e sempre iremos amadurecer junto com o mercado de gastronomia."O nosso objetivo desde o começo da trajetória como Destemperados foi difundir, descomplicar e acessibilizar a gastronomia a todos. Já que, assim como reza nosso manifesto, acreditamos de verdade nos superpoderes da gastronomia, principalmente em como ela tem a capacidade de mudar o momento, o dia e a vida das pessoas. A gastronomia cura e transforma, então nada mais justo do que estar dentro de um dos maiores sites de informações e notícias do país, atingindo o maior número de pessoas possível", orgulha-se Diogo.
Muitos restaurantes onde fizemos nossas primeiras experiências mudaram de nome, endereço, dono ou não existem mais. É muito legal olhar para trás e ver de onde viemos, porquê e o que construímos nesse tempo, e o que ainda vamos inventar.
Houve uma revolução em diversos sentidos e quesitos nesses 13 anos na gastronomia. E nos orgulhamos muito em dizer que, não só estivemos perto, como também acompanhamos e estivemos presentes em todas as mudanças.