Conversamos com a Letícia Galvão Bueno, CEO da Bueno Wines, vinícola pertencente ao narrador e comentarista esportivo Galvão Bueno. A empresa tem vinhedos próprios no Rio Grande do Sul e na Itália. Recentemente, um dos produtos da marca foi reconhecido internacionalmente.
Quais as principais características dos rótulos produzidos pela vinícola Bueno Wines?
Temos cinco linhas diferentes de vinhos e cada uma delas tem o seu propósito, a sua história e as suas características. O que une todas elas é a qualidade, o que para nós é muito importante. Nos nove anos de vinícola, sempre trabalhamos para isso, e acreditamos que chegamos ao objetivo com muito investimento, muita tecnologia e uma equipe muito qualificada e dedicada.
Por que a escolha do terroir da Campanha e o da Toscana?
Escolhemos o terroir da Campanha porque acreditamos que, atualmente, é o melhor terroir brasileiro. Com solo profundo e seco, clima quente no verão e gelado no inverno, além de maior luminosidade pela duração do dia. Como diz o Galvão, “é a Califórnia brasileira”. A Toscana, na Itália, mais especificamente a comuna de Montalcino, é referência mundial na produção do Brunello di Montalcino, um dos melhores vinhos do mundo.
Vocês têm planos de expansão para o cultivo e a produção dos vinhos?
Estamos em constante expansão e crescimento e, muito em breve, lançaremos mais um rótulo no Brasil, um novo espumante brut. Não temos previsão de novos terroirs, continuaremos investindo na Campanha gaúcha e na Itália.
Quais os próximos passos da vinícola?
Além do lançamento de um novo rótulo em outubro deste ano, continuaremos investindo em nossos terroirs e nas exportações.
Como você percebe o potencial dos vinhos brasileiros no mercado internacional?
A gente acredita muito no potencial do país no mercado internacional. Trabalhamos bastante nas exportações, que, aliás, é uma de nossas prioridades neste ano e no ano que vem – já abrimos alguns mercados nos Estados Unidos, em Portugal e na China. Queremos ampliar ainda mais as vendas em outros países.
Qual é o seu vinho preferido?
Atualmente, o Anima!
O que esse vinho tem de especial?
O Bueno Anima Gran Reserva Merlot acabou de ganhar sua primeira medalha internacional de ouro no Concours Mondial de Bruxelles 2019. O rótulo concorreu com mais de 9 mil amostras de 43 países. Usamos uma técnica nova pela primeira vez na vitivinicultura, a aplicação de uma manta refletora que permite um melhor aproveitamento da luz do sol.
* Conteúdo produzido por Victoria Campos