Comer e beber geram conexão. Disso nós não temos dúvida. Não à toa, há 16 anos falamos sobre como a gastronomia une pessoas ao redor da mesa para celebrar, experimentar ou, simplesmente, viver o momento.
É em busca de experiências que empreendedores, marcas líderes de mercado e entusiastas da gastronomia visitam Chicago, nos Estados Unidos, para a National Restaurant Association Show (NRA Show). De 20 a 23 de maio, a feira, que chega a sua 102ª edição, é o destino final para quem quer ver de perto tendências, inovações, inspirações e quase mil categorias de produtos — entre alimentos, bebidas, equipamentos, tecnologia e tudo o que envolve o setor.
POR QUE CHICAGO?
Terceira maior metrópole dos Estados Unidos, com cerca de 2,6 milhões de habitantes, a cidade já chegou a receber mais de 60 milhões de turistas em 2019 e recuperou, pós-pandemia, cerca de 82% desse número no ano passado, segundo a organização de turismo Choose Chicago.
Com bairros icônicos e cultura pulsante, tem mais de oito mil restaurantes em seu território, entre eles mais de 20 restaurantes estrelados, com destaque para o Alinea, com três estrelas Michelin. Mas não só de alta gastronomia vive a região.
Além da emblemática Deep Dish Pizza — pizza alta e estufada — e do Chicago’s hot dog style — com salsicha de carne bovina, mostarda amarela, cebola picada, fatia de picles, tomate e pimenta —, a culinária mundial também encontra moradia por lá. Há espaço para muitas cozinhas: italiana, indiana, asiática, francesa, caribenha, alemã, brasileira, entre outras.
Ainda, a vida noturna da cidade, com bares renomados como o Green Mill, palco de shows de jazz e drinks sem clara de ovo — como eles mesmo defendem —, movimenta milhares de pessoas pelas ruas à procura de boas bebidas.
DESTEMPS + SEBRAE RS NA NRA 2023
Em mais uma edição de seu programa de imersão, o Sebrae voará até o paraíso gastronômico com mais 10 empreendedores do nosso Estado para visitar a mostra. Destemperados embarca junto nessa viagem para ficar por dentro de todas as novidades e compartilhar com quem nos acompanha as curiosidades e as experiências vividas nos quatro dias de evento, assim como um pouco da vibrante e icônica cena culinária.
— Acreditamos que as melhores práticas do foodservice e da gastronomia mundial se conectam e já podem ser aplicadas hoje no mercado gaúcho, desde que os empreendedores tenham acesso às informações sobre o futuro da gastronomia e possam aplicar isso em seus negócios. Nosso propósito é auxiliar a implantação dessas melhorias, trazendo resultados reais nas micro e pequenas empresas — afirma Roger Klafke, coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae.
Comandando a imersão pela nona vez, Roger será o guia dos empreendedores e do Destemperados nessa jornada. Enquanto a viagem não chega, ele separou cinco apostas para a feira deste ano no site do Sebrae RS.
A instituição ainda criou grupos de WhatsApp para acompanhar insights para o seu negócio em tempo real, com conteúdos exclusivos. Basta acessar o link.
DA MISSÃO PARA O RS
Em edições anteriores, empreendedores que participaram do programa puderam vivenciar o universo da NRA, conhecer o entorno e, principalmente, transportar o conhecimento da feira para a realidade do nosso mercado.
À frente do Grupo Yashar, que reúne o Armazém Box 18, o Chica Parrilla y Bar, o Mureta e os recém-inaugurados Marujo Marisqueria y Bar e Panaderia del Este, Matheus Rachewsky Fermann esteve na última mostra, trazendo suas percepções para suas operações, mas também para sua carreira.
— Classifico essa viagem como uma mudança de mindset, pois comecei a enxergar com outros olhos as referências de lá, desde o café da manhã, no atendimento dos funcionários do hotel, caminhando pelas ruas e entrando em lojas das visitas técnicas — diz Matheus.
Para ele, a maior tendência vista foi a automação dos processos e o atendimento. O treinamento dos funcionários foi uma das mudanças implementadas por ele aqui em Porto Alegre, assim como questões estéticas das lojas, a arquitetura e a experiência do cliente.
— Aqui em Porto Alegre muita coisa mudou depois dessa viagem — afirma.
Presente em duas edições do programa, a chef de cozinha Natalia Chaves, da Roux Gastronomia & Eventos, também trouxe suas percepções para a realidade do segmento de evento, na qual atua na região metropolitana. A alimentação vegana e funcional e as novidades em embalagens e equipamentos do setor foram surpreendentes para ela, bem como a gestão de pessoas.
— Assistimos palestras incríveis por lá, com destaque para uma que falava sobre a importância do treinamento da equipe e outra sobre o uso das tecnologias para crescimento do negócio. Assim que retornei, fiz um treinamento com a equipe de atendimento. Com a equipe de produção, falamos sobre a importância da padronização dos processos. Também fizemos um investimento em equipamento e melhorarmos nossas embalagens — explica.
João Peter, CEO da Casa das Pizzas, em São Leopoldo, da João Peter Pocket, em Novo Hamburgo, e do Peter Café, em Morro Reuter, tem um baita histórico de viagens: Itália, França, Dubai, entre outros. Mas foi da missão com o Sebrae na NRA que trouxe ideias de produtos e de processos para suas operações.
— Agreguei muita coisa nos meus negócios, desde um simples cardápio na mesa, que vai atrair o cliente a comprar, quanto ter um óculos da minha marca dentro da pizzaria pra vender (já vendemos mais de mil unidades). Então, uma viagem desse porte com o Sebrae é um grande aprendizado em 10 dias — garante João.