Saindo um pouco do óbvio, onde nas taças são servidos os vinhos e se comenta sobre os rótulos, a nova degustação da Garbo Enologia Criativa oferece a experiência de sentir os aromas isolados em outras taças. Frutas, como goiaba, abacaxi, ameixa, e outros ingredientes, como favo de baunilha, chips de carvalho americano e francês, são disponibilizados na mesa para sentir o aroma com a intensidade e a nitidez de cada um.
A proposta é primeiro sentir a fruta e, depois, buscar eles nas taças de vinho. É superdivertido e didático, além de facilitar bastante para quem está desenvolvendo as seus memórias olfativas. Os aromas que estão na mesa são os mesmo que sentimos no vinho, não tem pegadinha.
A Garbo Enologia Criativa é um projeto de três jovens enólogos, que, desde 2015, começaram a desenvolver vinhos e espumantes com dedicação e criatividade. Variedades de uvas pouco conhecidas, como Arneis, uso de madeira de acácia, mistura de frutas brancas com tintas e claro, muitas técnicas e práticas enológicas.
Ao degustar uma taça dos vinhos da Garbo, percebemos que bebemos jovialidade, produtos ousados, desenvolvidos pela busca de novos aromas, sabores e novas propostas de bebidas. Como eles falam: o Inquieto, primeiro vinho da marca, traduz a essência do projeto. Enquanto a uva merlot aporta elegância e profundidade, a sauvignon blanc traz intensidade e frescor, tornando este inusitado blend em um vinho instigante e complexo.
Inquietos, Andrei, Guilherme e Jhonatan testaram e criaram novidades nas garrafas, fugiram do óbvio e conquistaram curiosos e apaixonados por vinhos. A determinação deles levou a busca de uvas nos seus mais diversos terroir. O rosé Anarquista Sensato, feito com sauvignon blanc e cabernet sauvignon, é elaborado com uvas de Santa Catarina, região onde a primeira se adaptou muito bem. Eles também resgatam a variedade riesling itálico, muito tradicional na serra gaúcha nos cortes de espumante. Por lá, eles elaboram um vinho varietal com passagem por madeira de acácia. O novo com o clássico andando juntos.
Toda a inquietude para elaborar novos vinhos tem em conjunto a base sólida da enologia dos três jovens, aliados à experiência de cada um e, claro, muita coragem para criar vinhos diversos e fora do padrão comercial. Na degustação sensorial, além da busca dos aromas nas taças, também encontramos cultura, história e uma vontade incansável de criar, elaborar e buscar o mundo.
GARBO ENOLOGIA CRIATIVA
Linha Palmeiro, 795, no Distrito de Bento Gonçalves
Reserva de degustações pelo link wine-locals.com/lugares/garbo-enologia-criativa
@garboenologiacriativa