Há alguns anos, comecei a valorizar mais o tempo. Desde as oito horas de sono até o momento de parar e assistir ao pôr do sol. Admirar o fogo enquanto aprecio uma taça de vinho. São poucos, mas são bons momentos. Desfrutar um tempo para fazer o que gostamos. Se permitir olhar o horizonte e sentir o vento bater no rosto. A rotina e a vida agitada, muitas vezes, nos bloqueiam – e justificamos que estamos sem tempo.
Eu gosto de fazer as coisas a pé. Para mim, é a melhor maneira de conhecer as cidades. Quando fico em algum lugar que não conheço muito, abro o mapa, marco os lugares que gostaria de ir e defino o roteiro a partir daqueles em que posso chegar andando.
Assim, conheci o Tempo Bar de Vinhos. Ao abrir o mapa do hotel em que iria me hospedar em Caxias do Sul, marquei um bar que ficava a poucos metros. A casa de madeira se destaca no meio da avenida.
O estabelecimento se denomina como bar de vinhos e não wine bar. Uma brincadeira que o sócio Matheus D’Agostini fez ao me explicar o conceito do espaço.
O ambiente intimista, tranquilo e de muito bom gosto foi pensando aos apaixonados pela bebida. Tem balcão para degustação, mesas altas para apreciar umas taças e sofás confortáveis para jantar. Ao entrar, pensei: escolhi o lugar certo! Há garrafas espalhadas por todos os lados: nas prateleiras, na porta, na adega feita em vidro. É de respirar vinho e aproveitar o tempo.
Como fizemos reserva, a nossa mesa, além de estar montada, ainda tinha um vinho de boas-vindas, com o meu nome escrito na garrafa. E é claro que a escolha foi aquela garrafa, né? A carta conta com rótulos caxienses, gaúchos e importados.
Degustamos com calma, deixando os aromas abrirem. Em paralelo, fomos ao cardápio, e na segunda página a surpresa: supplí de cordeiro, o tradicional bolinho romano de risoto, uma comida de rua italiana. Peguei o celular para buscar as fotos da última viagem a Roma, quando provei o prato. E foi tão bom quanto, a diferença é de que no Tempo Bar de Vinho eu comi sentada em um ambiente charmoso. Na Itália, foi em pé e na calçada.
Também experimentamos as bruschettas, todas com nomes de regiões produtoras de vinho: Chianti, Provence, Borgonha, Piemonte, Douro e Mendoza. Na dúvida, pedimos todos os sabores. Figo com presunto cru nunca decepciona e foi a favorita com o vinho tinto.
Priorizamos aproveitar o momento! Degustar com calma e colocar o papo em dia. Entre ampulhetas e taças, vivemos cada minuto. O Tempo Bar de Vinhos é um bar para tomar uma boa bebida e pensar no tempo. Em todos os sentidos.
TEMPO BAR DE VINHOS
Endereço: Rua Os Dezoito do Forte, 1.535, no Centro, em Caxias do Sul
Horário de funcionamento: aberto de segunda a sábado, das 18h à meia-noite
@tempovinho