Eu nunca viajei para a Itália. Não conheço a Toscana. Jamais coloquei os pés na Sicília ou em Piemonte. Mas do pouco que conheço pelas imagens da internet, sei que esses lugares muito se assemelham à Serra, com as montanhas de vinhedos.
As paisagens exuberantes, o pôr-do-sol e o encontro do verde com o azul no horizonte. Tudo pode ser encontrado tanto lá no país europeu quanto em solo gaúcho. E foi exatamente isso que vivemos na nossa visita à Cristófoli, para o Entardecer de Vindima.
Ao chegarmos no quilômetro seis da ERS-431, no distrito de Faria Lima, em Bento Gonçalves, nos deparamos com uma construção de tijolos e a loja da vinícola. De lá partimos, em um tratorzinho, para os vinhedos. A ida até o alto da montanha foi inesquecível: além da vista mudando a cada nova árvore que passava, a subida íngreme dava um frio na barriga daqueles. As parreiras ficavam bem coladas à estrada e podíamos ver os cachos de uvas carregados de perto.
No topo da montanha, um deck de madeira proporcionava uma vista ainda mais especial daquele lugar. Algumas almofadas grandes sobre paletes de madeira estavam espalhadas pelo caminho, ao lado das parreiras, para que as pessoas pudéssem desfrutar do entardecer, com o merendin — um lanche caseiro com pães, queijos, salames e frutas.
COMO NOS VELHOS TEMPOS
Chegou o momento mais aguardado: tirar os sapatos, subir no barril e pisar nas uvas ao som de uma gaita gaúcha e das palmas do resto do pessoal. A cada perna levantada, um novo medo de cair, mas uma nova sensação, e das boas. As pessoas incentivavam com gritos e aplausos. A música acabou e os pés tingidos carimbaram um pedaço de pano escrito “eu pisei nas uvas na vindima”.
Ao fim do espetáculo, fomos direcionados aos nossos lugares para que pudéssemos provar do jantar. De entrada, uma salada verde com tomate, queijo e molho de banana, para o prato principal, uma polenta mole com ragu de ossobuco deliciosa, e de sobremesa, uma mousse de iogurte natural com calda de suco de uva. Tudo extremamente gostoso, com sabor de casa. Também pudera, tudo saia das mãos da família Cristófoli.
Todo o cardápio fora harmonizado com os vinhos da casa. Cabernet sauvignon, merlot, moscato de alexandria, chardonnay, sangiovese e um espumante moscatel embalaram nossa noite.
Descemos a ladeira de trator, paramos na loja e nos despedimos já sob a noite escura. Na lembrança, a paisagem, o sabor, a experiência e uma vontade de voltar que sempre fica, principalmente, se recebidos como se fôssemos de casa.
A experiência do Entardecer de Vindima custa R$ 390 por pessoa e tem uma duração de cerca de quatro horas.
CRISTÓFOLI VINHOS DE FAMÍLIA
Endereço: Km 6, RS-431, s/nº, no Distrito de Faria Lima, em Bento Gonçalves
Reservas pelo site gzh.rs/cristofoli
@vinhoscristofoli