Que sorte a nossa morar num país tropical. De outono a outono, colhemos do solo ingredientes ricos em sabor, nutrientes, cores e texturas. Nossos vegetais, frutas e legumes são como uma tela branca, onde é possível criar e combinar com muita diversidade. Conectados com o espaço e com o ambiente, as possibilidades exigem ainda mais da criatividade, de um jeito que a combinação seja pensada com base na sazonalidade.
É o que fazem semanalmente no Angélica Café, no bairro Bom Fim. O bistrô e cafeteria usa a lógica do tempo e da terra para guiar o cardápio da semana. No almoço, é servido um menu com três tempos (couvert, entrada e prato principal), onde os protagonistas são os ingredientes do momento.
O processo criativo guiado pelos ingredientes começa quando inicia a semana. As criações dependem exclusivamente dos alimentos frescos que chegam à cozinha. Fornecedores selecionados e feiras locais são as principais fontes dessa fase fundamental do processo.
A partir das frutas e legumes que chegam na semana, começam as invenções. Na verdade, o próximo passo é olhar a previsão do tempo, o último fator para combinar perfeitamente a comida, o local e o ambiente. Feito isso, é hora de colocar a mão na massa.
Como explorar de diferentes formas a mesma matéria? Quais preparos valorizam mais esse sabor? Quais ingredientes casariam perfeitamente com o elemento da estação?
São a partir destes questionamentos que a equipe de cozinheiros do Angélica torna o tempo da natureza o responsável por ditar o ritmo da cozinha. Nesta semana, a primeira do ano, chegam os melhores frutos da colheita de tomates, que inicia em dezembro e se estende até fevereiro.
Cores, maturação e sabores são variados. Foi, então, que surgiu a ideia para dois dos três pratos da semana. A começar por um pão cozido à vapor, acompanhado por um creme de tomate com feijão branco. Basta arrancar um pedaço do pão e mergulhar no caldo para sentir o gosto suave da fruta.
A Julia Fraguas, chef da casa, conta que, além do tomate, frutas como abacaxi e melancia são ingredientes típicos do verão e com bastante oferta nesta época. A chef aproveitou o abacaxi para preparar o segundo prato do menu: um mix de folhas amargas, com um molho reduzido de abacaxi, pedaços da fruta caramelizados e castanhas.
Na cafeteria, é muito comum que as pessoas peçam um suco de laranja, em pleno verão, conta Julia. Como o café só trabalha com produtos sazonais, acaba devendo o pedido. O desencontro acontece porque não é de conhecimento geral que frutas cítricas, como laranja e bergamota, são típicas do inverno.
Fora dessa temporada, as produções são estimuladas e perdem em sabor comparando com a safra natural. Nesse sentido, o Angélica opta por valorizar as frutas do momento. No verão, quem entra em cena é a melancia, o melão, o figo e o abacaxi – aquele da Terra de Areia, que a equipe compra no caminho de volta da praia.
Já no outono, o menu abre espaço para a pêra, abacate e maçã. Nessa época, dá para explorar a imensidão de preparos com abóbora, berinjela, beterraba e cenoura. As possibilidades são vastas: como abobrinhas recheadas com creme de manjericão, mergulhadas num molho caseiro de tomate, ou homus de beterraba e torradinhas, ou ainda um toast com verduras tostadas por cima.
Conheça quais ingredientes usar com base nas estações do ano:
VERÃO
Frutas
- Abacaxi
- Melancia
- Uva
- Figo
- Mamão
- Banana
- Goiaba
- Manga
Verduras
- Alface
- Rúcula
- Chicória
- Espinafre
- Repolho
- Cebolinha
- Couve
- Salsa
Legumes
- Abóbora
- Abobrinha
- Beterraba
- Pepino
- Tomate
- Chuchu
- Pimentão
OUTONO
Frutas
- Abacate
- Caqui
- Maracujá
- Kiwi
- Coco
- Graviola
Verduras
- Alho-poró
- Gengibre
- Agrião
- Brócolis
- Couve
Legumes
- Abóbora
- Chuchu
- Pepino
- Batata-doce
- Aipim
- Beterraba
- Cenoura
INVERNO
Frutas
- Laranja
- Bergamota
- Carambola
- Caju
- Caqui
- Kiwi
Verduras
- Agrião
- Alface
- Couve
- Espinafre
- Repolho
Legumes
- Abóbora
- Abobrinha
- Beterraba
- Brócolis
- Cenoura
- Chuchu
- Couve-flor
- Aipim
- Pinhão
PRIMAVERA
Frutas
- Morango
Verduras
- Agrião
- Alface
- Couve
- Espinafre
- Repolho
Legumes
- Abobrinha
- Batata inglesa
- Beterraba
- Brócolis
- Cenoura
- Cebola
*Conteúdo produzido por Marina Carvalho