Apaixonado por bons vinhos, o médico cardiologista Rubem Kunz, ao lado de sua esposa Valéria Kunz, lançou a sua própria vinícola no quintal da própria casa, em Taquara. O foco da Vinhos da Rua do Urtigão são os rótulos de mínima intervenção, produzidos pelo método natural e ancestral, no qual a fermentação ocorre por leveduras nativas presentes no parreiral. Nenhum insumo ou aditivo químico é usado na vinificação, apenas dose mínimas de sulfitos são admitidas quando necessário.
Justamente por isso, algumas de suas criações ganharam fama e notoriedade nas cartas de vinho de grandes restaurantes brasileiros, inclusive no Manu, de Curitiba, comandado pela chef Manu Buffara que está entre os 50 melhores restaurantes da América Latina, e no Oteque, do chef Alberto Landgraf, no Rio de Janeiro, que conta com duas estrelas Michelin, uma das maiores premiações da gastronomia no mundo.
Outro detalhe interessante sobre os vinhos é que todos os rótulos contam com pinturas e ilustrações feitas pela Valéria.
Aqui no Rio Grande do Sul, é possível degustar os rótulos dos Vinhos da Rua do Urtigão no Parador Hampel, em São Francisco de Paula, e no restaurante Oh Suzana, em Taquara. Além, é claro, de poder adquirir atráves do WhatsApp (51) 99987-3565 ou do Instagram (@vinhosdaruadourtigao).
SOBRE A VINÍCOLA
Vinhos da Rua do Urtigão recebe esse nome por causa de um amigo, também cardiologista, que cedeu a desengraçadeira e o espaço para as primeiras barricas na propriedade Guntherland, localizada na Rua do Urtigão, em Araricá, na região metropolitana de Porto Alegre.
Em 2015, foi feita a primeira colheita e fermentação de vinho branco com uvas Bordô da Guntherland, de um modo convencional. Usou leveduras selecionadas, produziu como manda o manual e gostou do resultado. Já no segundo ano, fez rosados de Cabernet Sauvignon e Merlot, mas as bebidas não alcançaram sua expectativa. E, então, foi atrás de mais conhecimento.
Após algumas conversas com produtores gaúchos reconhecidos, em 2017, passou a vinificar com leveduras nativas e diminuiu muito a dose sufitos nos rótulos. Desde a safra de 2019, Rubem está vinificando em Taquara, onde reside e acaba de inaugurar sua vinícola. A meta de produção para 2022 é chegar aos 3.100 litros e 4 mil unidades engarrafadas.