Nesta segunda-feira (22), foram revelados os 50 melhores restaurantes da América Latina, eleitos pelo The World's 50 Best Restaurants. A premiação é uma das mais importantes do universo da gastronomia e conta com um júri composto por gourmets, experts, jornalistas e críticos gastronômicos de toda a América Latina.
O voto é secreto até o anúncio dos vencedores, assim como os jurados devem permanecer anônimos. Além de não poderem votar em seus próprios estabelecimentos, cada jurado vota em 10 restaurantes por ordem de preferência que, obrigatoriamente, tenham visitado nos últimos 18 meses e, pelo menos, quatro devem estar fora da região em que moram.
Neste ano, devido à pandemia - que levou muitos restaurantes a ficarem fechados durante vários meses - a organização mudou a fórmula de escolha para 2021, divulgando uma lista com os 100 melhores restaurantes da região, eleitos por médias das avaliações que obtiveram nos últimos oito anos.
Além dos 7 restaurantes que ficaram entre os 50 melhores, comentados abaixo, outros 10 lugares brasileiros também conquistaram seus títulos entre os 100 melhores: o Oro, no Rio de Janeiro, em 51º; o Tuju, de São Paulo, em 54º; o Evvai, de São Paulo, em 65º; o Fasano, no Rio de Janeiro, em 66º, o Glouton, de Belo Horizonte, em 68º; o Tordesilhas, em São Paulo, em 75º; o Soeta, em Vitória, em 77º; o Arturito, em São Paulo, em 86º; o Komah, em São Paulo, em 88º; e o Corrutela, em São Paulo, em 90º.
CONFIRA QUAIS SÃO OS RESTAURANTES ENTRE OS 50 MELHORES:
D.O.M
Comandado pelo famoso e prestigiado chef Alex Atala, o restaurante foi considerado o terceiro melhor restaurante da América Latina, subindo dez posições em relação ao ranking do ano passado. O D.O.M propõe uma nova experiência gastronômica, resgatando os sabores mais autênticos da cozinha brasileira sob um olhar contemporâneo e comprometido com as raízes culinárias do Brasil, utilizando ingredientes nativos, como o tucupi, jambu, palmito pupunha, elaborados a partir da gastronomia amazônica e indígena.
Rua Barão de Capanema, 549, no Jardins, em São Paulo
Fone: (11) 3088-0761
MANÍ
Em sétimo lugar ficou o restaurante da chef gaúcha Helena Rizzo, que ganhou o título de melhor chef mulher do mundo pela Revista Restaurant, em 2014. O Maní exala paixão através da sua cozinha brasileira, autoral, orgânica e contemporânea. O local carrega a simplicidade e os valores da gastronomia brasileira através de ingredientes sazonais e respeito pelo pequeno produtor. O restaurante está situado em uma casinha pitoresca com grandes portas de madeira no bairro arborizado Jardim Paulistano, em São Paulo.
Rua Joaquim Antunes, 210, no Jardins, em São Paulo
Fone: (11) 3085-4148
@manimanioca
A CASA DO PORCO
O restaurante dos chefs Janaína e Jefferson Rueda conquistou o 11º lugar da lista. A Casa do Porco é um verdadeiro templo da carne suína. No cardápio, desde pedaços crocantes de torresmo de panceta a tartar de porco. É uma verdadeira peregrinação suína, com toda a carne 100% brasileira.
Rua Araújo 124, no bairro República, em São Paulo
Fone: (11) 3258-2578
@acasadoporcobar
LASAI
O nome significa "tranquilidade" em Euskera, idioma do país Basco, onde o chef Rafael Costa e Silva passou grande parte de sua formação antes de voltar ao Brasil. O Lasai, que conquistou o 22º lugar da lista, fica em uma casa antiga com ambiente moderno, acolhedor e informal com elegância. A cozinha representa a vanguarda da gastronomia brasileira em uma casa declarada patrimônio histórico.
Rua Conde de Irajá, 191, em Botafogo, no Rio de Janeiro
Fone: (21) 3449-1834
@restaurantelasai
MOCOTÓ
Em 23º lugar está outro restaurante paulistano que é praticamente uma instituição da gastronomia brasileira. O Mocotó foi inaugurado em 1973 pelo "Seu Zé", pai do chef Rodrigo Oliveira, como um bar de bairro, próximo ao aeroporto e, logo foi ganhando fama de comida farta e muito saborosa. Em 2002, Rodrigo assumiu o comando, transformando o restaurante no sucesso que é hoje, servindo pratos brasileiros deliciosos, como a caldeirada de caju com banana, maracujá e maxixe, junto com a crocante farofa de castanha e coco. O bar da casa conta com mais de 100 tipos de cachaças.
Av. Nossa Sra. do Lorêto, 1100, na Vila Medeiros, em São Paulo
Fone: (11) 2951-3056
@mocotorestaurante
OTEQUE
O restaurante do chef Albreto Landgraf ficou na 41ª posição do ranking. Por trás de uma discreta porta se esconde um templo da gastronomia carioca com um ambiente informal e aspecto moderno-industrial. Tendo como foco ingredientes de alta qualidade e um atendimento elegante, mas casual, o cardápio é inspirado na pureza da natureza visando expressar elegância, beleza e conforto no seu trabalho. O menu degustação de oito passos apresenta pratos criativos, camadas de sabores e técnicas afinadas, como a sardinha em conserva com foie gras cru e brioche.
Rua Conde de Irajá, 581, no Botafogo, Rio de Janeiro
Fone: (21) 3486-5758
@oteque_rj
MANU
O representante da região Sul no 50 Best é o restaurante comandado pela chef Manu Buffara, que ficou em 49º lugar. O menu degustação chamado de "Metamorfose" traz vegetais, ervas e frutos do mar da região, obtidos através de uma rede de produtores locais. Os pratos surpreendem com misturas elegantes como o ouriço com cebola e a lula servida com sua tinta, milho e manjericão.
Alameda Dom Pedro II, 317, no bairro Batel, em Curitiba
Fone: (41) 3044-4395
@restaurantemanu