Nos últimos anos, os churrasqueiros e entusiastas da carne têm testemunhado uma verdadeira revolução no mundo dos cortes disponíveis. Eu posso afirmar de carteirinha pois vivo essa revolução nesses 10 anos de profissão.
Isso se deve a dois motivos que destaco: crescente demanda por novas experiências gastronômicas, buscando novos sabores e texturas, e investimentos na pecuária de corte, com genética, sanidade animal e alimentação.
Os produtores de carne, juntamente com chefs e assadores, estão desafiando as tradições estabelecidas e introduzindo cortes anteriormente subutilizados – quando existia diferenciação entre carne de primeira e de segunda – resultando em um cenário de churrascos mais emocionantes, diversificados e democráticos.
Uma tendência interessante é a popularização de cortes menos conhecidos, como o flat iron steak, proveniente do terceiro corte da paleta do boi, e o shoulder steak, retirado do acém, que surpreendem pelo sabor, pela maciez e pelo equilíbrio, atendendo a diferentes paladares e que já estão em churrascarias mundo afora.
Além disso, cortes suínos, como a barriga, têm conquistado seu espaço nas grelhas. A textura crocante da pele e a suculência da carne fazem dela uma opção perfeita para um churrasco diversificado. A prova disso é o “ boom” deste corte em mercados do Sudeste – outro dia fui entrevistada por uma jornalista paulista para falar sobre o uso no churrasco, pois já está em todas as conceituadas casas do ramo.
Não podemos deixar de mencionar também a crescente popularidade dos cortes de carne de cordeiro, como a paleta, o carré e a picanha. Com sabor característico e textura macia, oferecem uma alternativa muito saborosa para quem busca variedade.
Esses novos cortes não apenas ampliam – e muito – as opções disponíveis para os amantes do churrasco, mas também incentivam a exploração de técnicas de preparo e de marinadas diferenciadas.
ALGUNS DOS NOVOS CORTES NO MERCADO DO CHURRASCO
- Flat Iron Steak: Como mencionado anteriormente, este corte retirado da paleta do boi ganhou destaque por sua maciez e sabor excepcionais.
- Shoulder Steak: Também conhecido como “ bife de acém”, este corte oferece equilíbrio entre gordura e carne magra, tornando- o uma opção saborosa.
- Barriga de porco: A textura crocante da pele e a carne suculenta tornam o corte ideal para churrasco.
- Costela bovina do dianteiro: Uma opção com toda a potência do sabor da costela, com menos gordura e mais carne.
- Picanha de cordeiro e suína: É uma alternativa à picanha bovina. Oferece sabores únicos e suculência.
- Matambrito: Corte extraído do carré suíno. Uma alternativa perfeita de sabor e textura.
- Tomahawk Steak: Uma versão imponente do ribeye, este corte tem um osso longo, que confere um visual impressionante à churrasqueira e na hora de servir.
- Denver Steak: É um corte do ombro do boi que oferece sabor e textura excepcionais.
DICAS PARA AJUDAR NA ESCOLHA DA CARNE
Escolher os melhores cortes para um churrasco depende de várias considerações, incluindo seu gosto pessoal, orçamento e estilo de preparo desejado – se será no espeto, na grelha ou na parrilla.
- Conheça suas preferências e as de seus convidados
- Considere o orçamento. Alguns cortes de carne são mais caros do que outros.
- Aposte na variedade. Combine cortes magros com cortes mais marmorizados, para atender a diferentes preferências.
- Cortes tradicionais e inovadores: você pode optar por cortes tradicionais ou experimentar cortes novos, que podem proporcionar uma nova experiência no churrasco.
- Considere como você planeja preparar os cortes. Alguns são ideais para grelhar rapidamente em altas temperaturas, enquanto outros requerem um fogo médio a lento, para longos assados, como é o caso da costela. Leve em conta as possibilidades da sua churrasqueira e as suas habilidades para atender aos cortes escolhidos.
- Se você não tem certeza de qual corte escolher, a dica é conversar com um açougueiro de confiança. Ele pode oferecer orientações e dicas a partir das suas próprias preferências e da disponibilidade dos cortes no mercado.
Não tenha medo de experimentar. Parte da diversão do churrasco é explorar diferentes cortes e técnicas de preparo. Você pode descobrir novos sabores e texturas que se tornam seus favoritos pessoais, e você vai encantar seus convidados.
Não existe uma única escolha certa. Tudo depende das preferências individuais e da experiência desejada. O importante é que o churrasco seja prazeroso, e que você possa criar memórias afetivas para todos os envolvidos.
Ousem, experimentem! Ótimos churrascos, pessoal.