Meu encantamento pelo churrasco, por essa cozinha do fogo vivo, começou por causa da paixão do meu pai em preparar e servir um assado repleto de sabores, aromas e carinhos. Pura memória afetiva da minha infância, no pátio de casa, em Passo Fundo, e que me provoca sempre muitas emoções e saudades.
E eu, mesmo sendo mulher – neste universo do churrasco que ainda é um pouco machista – tive a sorte de ter um pai que abriu esse mundo da brasa, através da inclusão nos detalhes, nas receitinhas e preparos únicos, inspirados na suas próprias memórias. Muitas vezes, eu e minhas irmãs recebíamos as lasquinhas de carne na boca, como um regozijo completo do amor e dedicação no preparo. Algo que ia além daquele momento, pois tenho certeza que já era para guardarmos em nosso baú de memórias, que iria nos acompanhar para além da infância e daquele pátio.
Lembro até hoje a forma de preparo e o sabor daquele pão de alho caseiro, que começava com um bom dente de alho esfregado na casca crocante do pão para realçar o sabor, e o espeto de fígado de galinha, assado e regado com um molho de alho e óleo, até ficar crocante. Sem falar no salsichão e nas linguiças artesanais, que eram preparadas pelos amigos fazendeiros da região, saboreadas com o pão e com a farofa caseira. E ainda tinham as lasquinhas de carne gordinha e suculenta, servidas como entradinhas, espichando aquele momento de muitas conversas, mate e caipirinhas compartilhadas com os amigos e parentes que iam chegando.
Por tudo isso é que me inspiro muito no churrasco de domingo do Dia dos Pais, em uma celebração com muitas entradinhas e “lasquinhas”, repleta de sabores e momentos para curtir a companhia uns dos outros. Um domingo descontraído e degustado devagar e, como já escrevi, aí vai uma dica que vale ouro: provoque o apetite. Provoque a elasticidade do tempo para conviver e conversar ao redor do fogo.
E, para inspirar o churrasco do Dia dos Pais, compartilho algumas dicas de entradinhas e acompanhamentos que adoro. Importante: a receita é uma inspiração, pois você pode e deve definir a quantidade de cada ingrediente de acordo com o seu paladar. Vá que você não goste tanto de alho quanto eu.
Para servir, esqueça os pratos e os talheres e compartilhe o assado em uma boa tábua de madeira, passando entre os convidados, para que o churrasco do Dia dos Pais no “pátio de casa” proporcione um baú repleto de memórias de sabores e afetos.
Ótimo churrasco, meus amigos. Viva o Dia dos Pais.
PÃO DE ALHO CASEIRO
É um clássico nos churrascos. Prepare o seu em casa com uma receitinha deliciosa e com tudo fresquinho. Cuide muito quando for assar, pois, como sempre digo, se o fogo estiver muito forte, piscou, queimou. Por isso, asse na parte do meio da churrasqueira (a uns 40 cm da brasa) para o pão ficar crocante por fora, e os ingredientes, derretidos por dentro.
Ingredientes:
- 4 pães franceses, ou uma baguete grande, adormecidos
- 2 cabeças de alho
- 1 tablete de manteiga com sal
- 1 peça de queijo parmesão inteiro (para ralar na hora)
- Salsinha
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
- Prepare uma pasta bem cremosa com a manteiga (em temperatura ambiente), o queijo ralado, a salsinha e o alho bem picado. Tempere com sal e pimenta a gosto. Misture bem e reserve fora da geladeira.
- Esfregue de um a dois dentes de alho por toda a extensão da casca do pão. Corte o pão na metade, no sentido longitudinal, e capriche espalhando a pasta preparada com todos os ingredientes.
- Para finalizar, espalhe uns fios de azeite de oliva pela casca do pão. Repita o mesmo em todos os pães.
ESPETINHO DE FÍGADO DE GALINHA COM MOLHO DE ALHO
Essa é uma receita clássica da minha infância e fica uma entradinha deliciosa e diferente. O importante é ir regando o fígado durante o assado, pois ele ficará crocante e bem umedecido. Asse a 40 cm da brasa.
Ingredientes:
- 1kg de fígado
- 2 cabeças de alho
- 30ml de óleo de cozinha
- Sal a gosto
Modo de fazer:
- Lave o fígado e escorra.
- Espete o fígado em um espeto simples, deixando ele firme para que possa ser virado e assado de todos os lados.
- Faça um molho generoso, com óleo, alho picado e sal a gosto.
- Regue todos as peças de fígado com esse molho antes de levar à churrasqueira. Regue várias vezes durante o assado até o fígado ficar crocante por fora e macio por dentro. Sirva e se delicie.
VINAGRETE DE ABACAXI
Esse vinagrete é uma delicia e super-refrescante para acompanhar entradinhas e carnes principais. O sabor do abacaxi provoca as papilas com um quê de acidez, que funciona muito bem com a gordura e o sabor da brasa.
Ingredientes:
- 5 tomates Débora ou outro não muito maduro
- 1 cebola grande
- 1 maço de salsinha
- Abacaxi fresco
- Azeite de oliva extra virgem
- Vinagre de maçã
- Sal a gosto
Modo de fazer:
- Pique os tomates, a cebola e o abacaxi em brunoise (cortes pequenos).
- Pique a salsinha.
- Em um bowl, junte os ingredientes picados. A quantidade de abacaxi picado você decide, podendo ser mais ou menos, dependendo do quanto de acidez você quer no vinagrete. Eu gosto de caprichar, mas preste atenção nas quantidades para ficar tudo bem harmonioso.
- Coloque o azeite de oliva, o vinagre e o sal a gosto, e misture bem todos os ingredientes. Sirva com o pão de alho.
MATAMBRITO COM LIMÃO SICILIANO OU LARANJA DE UMBIGO
O matambrito suíno é, com certeza, uma das entradinhas mais deliciosas de um churrasco. Um corte que foi descoberto recentemente e que traz delicadeza e leveza. Este corte também pode ser feito à la pizza, mas você pode servir simplesmente com uma crosta perfeita – sem torrar, pois perde suculência – e dourada dos dois lados. Funciona muito bem com cítricos, como limão siciliano e laranja.
Ingredientes:
- 1 peça de matambrito (prefira cortes com menos gordura e comece a assar primeiro na brasa com a gordura virada para cima)
- 2 limões sicilianos ou duas laranjas
- Sal de parrilla
Modo de fazer:
- A dica aqui é raspar a casca da fruta antes na carne, e colocar no corte juntamente com o suco, antes de servir.
- Para obter uma crosta perfeita, prefira regar a carne antes de servir, pois ela precisa ir para grelha o mais seca possível para caramelizar.
- Outra boa opção é cortar o limão e a laranja ao meio e assar com a parte cortada virada para a brasa, até dourar. O suco sai com mais facilidade e quentinho.