Fundamentada em uma traumática relação de pai e filho, Renascer é uma das novelas de maior sucesso da história da televisão brasileira. Foi exibida originalmente em 1993, na Globo, com Antônio Fagundes como um dos personagens principais da trama escrita por Benedito Ruy Barbosa. Uma nova versão estreia na emissora nesta segunda-feira (22), logo após o Jornal Nacional.
A refilmagem é de autoria de ninguém menos do que o neto de Ruy Barbosa, Bruno Luperi, que já reavivou outro clássico da teledramaturgia assinado pelo avô, Pantanal, exibida em 1990 na Manchete e reencenada em 2022 na Globo.
Renascer se passa em Ilhéus, na Bahia, e é centrada no fazendeiro José Inocêncio, um homem de fibra e intransigente que lutou para erguer um império, tornando-se rei do cacau, e chamado carinhosamente de "painho". Ele teve quatro filhos, sendo que no nascimento do último, João Pedro, sua esposa Maria Santa acabou falecendo. A perda da amada faz com que rejeite o caçula que sobreviveu.
Tanto na versão antiga quanto na recente, a trama se divide em duas fases, retratando o passado e o presente, o que faz com que alguns personagens, como José Inocêncio, sejam interpretados por diferentes atores: um mais jovem e o outro, amadurecido.
A surpresa é que alguns nomes que participaram da versão clássica estão de volta na trama repaginada. Marcos Palmeira interpretou João Pedro, o filho rejeitado, mas agora vai viver José Inocêncio em sua fase mais velha. Jackson Antunes, que teve seu primeiro papel em novela justamente na história de Ruy Barbosa, dando ao vida ao assassino Damião, desta vez será o braço direito de Inocêncio, o funcionário Deocleciano. Outra curiosidade: o novo folhetim foi gravado na mesma fazenda em Ilhéus que serviu de cenário no passado.
Confira quem foram os atores da versão original de Renascer e quem está no elenco da nova história:
José Inocêncio
De origem misteriosa, José Inocêncio chega a uma roça e finca um facão ao pé de uma árvore jequitibá. Obstinado, ele se torna o principal produtor de cacau, e tem todo o respeito e admiração dos funcionários, a quem trata com justiça. O grande amor da sua vida é a mãe de seus quatro filhos, Maria Santa, que morre no parto do último menino. O trauma faz com que Inocêncio deposite a responsabilidade da morte no filho que sobreviveu, João Pedro, estabelecendo com ele uma difícil relação. Na primeira fase da versão original (1993), o personagem foi interpretado por Leonardo Vieira. Na segunda fase, por Antônio Fagundes. Na refilmagem, o personagem será vivido por Humberto Carrão na fase jovem e Marcos Palmeira na fase amadurecida.
Maria Santa
Amor da vida de José Inocêncio, veio de família rígida que a abandonou em um bordel. Tem uma vida feliz ao lado do esposo, até dar à luz João Pedro, parto difícil em que perde a vida. Foi interpretada por Patrícia França e agora será vivida por Duda Santos.
João Pedro
Caçula de José Inocêncio e Maria Santa, sendo que sua mãe faleceu ao lhe dar à luz. É o único dos quatro irmãos que não conviveu com ela. Apesar de ser rejeitado pelo pai, tem verdadeira admiração por ele. Foi o único que não foi enviado à cidade grande para estudar, ficando na fazenda do pai para trabalhar. É justamente com o pai que vai rivalizar o amor por Mariana. Na trama original, foi interpretado por Marcos Palmeira. Na saga repaginada, será vivido por Juan Paiva.
Mariana
Neta de um antigo rival de José Inocêncio que foi misteriosamente assassinado, a jovem aparece para se vingar do rei do cacau, mas acaba se envolvendo com ele e também com o filho dele, João Pedro. Foi interpretada por Adriana Esteves na trama original. Na nova versão, será vivida por Theresa Fonseca.
José Augusto
Primogênito de José Inocêncio, trabalha como médico. Na versão original, foi vivido por Marco Ricca. Na nova trama, será interpretado por Renan Monteiro.
José Bento
Segundo filho de José Inocêncio, atua como advogado, mas não gosta de trabalhar. Originalmente interpretado por Tarcísio Filho. Na versão atual, será vivido por Marcelo Mello Jr.
José Venâncio
Terceiro filho de Inocêncio. Conquistou a independência financeira. É casado com Eliana, mas não é feliz. Apaixona-se por Buba, uma mulher transexual. Interpretado por Taumaturgo Ferreira na história de 1993. Na versão atual, será vivido por Rodrigo Simas.
Eliana
Esposa de José Venâncio. É oportunista. Foi interpretada por Patrícia Pillar e agora será vivida por Sophie Charlotte.
Buba
Nascida com características dos dois sexos, Buba é uma mulher intersexual que vai viver um relacionamento com José Venâncio. Na antiga trama, foi interpretada pela atriz Maria Luisa Mendonça. Na nova versão, será vivida por uma atriz transexual, Gabriela Medeiros.
Teca
Adolescente em situação de vulnerabilidade acolhida por Buba. Foi interpretada por Paloma Duarte. Na nova trama, será vivida por Livia Silva.
Deocleciano
Braço direito de José Inocêncio e seu mais antigo funcionário. Foi interpretado por Leonardo Brício e Roberto Bonfim nas duas fases da primeira versão da novela. Desta vez, será vivido por Adanilo na fase jovem e Jackson Antunes na fase madura.
Damião
Contratado para matar José Inocêncio, mas acaba criando afeição pelo fazendeiro. Foi interpretado por Jackson Antunes. Agora, será vivido por Xamã.
Jacutinga
Personagem pontual e cheio de mistério, é dona de um bordel. Acolhe mulheres como Maria Santa. É sábia, forte, e faz os partos dos filhos de Maria Santa e Inocêncio. Foi interpretada por Fernanda Montenegro e, agora, será vivida por Juliana Paes.