O jogo do BBB 22 vai ganhar um novo elemento nesta sexta-feira (11): a casa de vidro. O cômodo será instalado na academia da residência mais vigiada do Brasil e duas pessoas ficarão confinadas por lá durante o final de semana. Nesse período, o público votará para decidir se eles se juntarão ou não aos outros brothers.
A identidade dos participantes da casa de vidro foi revelada na noite de quarta-feira (9). Larissa, 25 anos, é natural de Limoeiro, Pernambuco, e atua como digital influencer. Já Gustavo, que definiu-se como um "hétero top" que não tem medo de cancelamento, é natural de Curitiba, no Paraná, tem 31 anos e é formado em Direito.
Se o público vai votar a favor da entrada definitiva dos dois Pipocas no reality, ainda não dá para saber. Mas, uma coisa é certa: a casa de vidro já foi responsável por verdadeiras reviravoltas no jogo do BBB, e há chance de que isso se repita caso a escolha dos espectadores seja pela permanência da dupla.
Abaixo, GZH relembra tudo o que o cômodo causou nas edições passadas do reality. Confira:
BBB 9
A primeira vez que a casa de vidro apareceu foi no BBB 9. À época, a dinâmica era novidade até para os participantes, que souberam por Pedro Bial, somente no dia da estreia do programa, que não iriam entrar tão facilmente na residência principal. Daniel, Emanuel, Josiane e Maíra foram os quatro habitantes do aquário de 49m² instalado em um shopping do Rio de Janeiro.
O público deveria escolher dois deles para entrar de vez no reality show, e os felizardos foram Emanuel e Josiane. No jogo, os dois deram o que falar, mas nenhum chegou à final. Emanuel formou casal com Priscila, protagonizando cenas quentes, enquanto Josi viveu um romance conturbado com o gaúcho Newton, que acabou ganhando fama de vilão da temporada.
A estreante casa de vidro deu tão certo que ganhou uma segunda versão na mesma temporada. Já no meio do confinamento, o cômodo foi instalado novamente, mas desta vez no jardim da casa. Dentro dele estavam André Cowboy e Maíra Cardi, que depois se tornaria famosa pelos trabalhos como influenciadora digital e coach de emagrecimento e o polêmico casamento com Arthur Aguiar, hoje confinado no BBB 22.
Maíra tem agitado a web reclamando da comilança do marido na edição atual, mas já naquela época demonstrava ter uma relação difícil com os carboidratos: recentemente, viralizou nas redes um vídeo dela na casa de vidro do BBB 9, alertando para as sisters da edição que todas pareciam "maiores" na televisão.
BBB 11
No BBB 11, a casa de vidro teve gostinho de repescagem. Os cinco primeiros a serem eliminados daquela edição — Ariadna, Maurício, Igor, Rodrigo e Michelly — ganharam uma nova chance de conquistar o prêmio, disputando a preferência do público sobre qual deles deveria voltar à casa. E o público, que adora ver o circo pegar fogo, tratou logo de escolher Maurício.
Isso porque, quando foi eliminado, o brother vivia um romance com a sister Maria, que acabou sendo campeã daquela edição. Depois da saída dele, um novo participante, Wesley, entrou na casa, e Maria não resistiu aos encantos do novato. É claro que, quando Mau Mau voltou — em uma entrada icônica, perguntando aos colegas se alguém havia visto seu chinelo —, a torta de climão logo começou a cheirar.
BBB 13
A casa de vidro desembarcou diretamente em um shopping de São Paulo no BBB 13. E, se comparada às anteriores, era quase uma mansão de vidro. Com seis habitantes, o cômodo tinha cerca de 110m² — bem maior do que os antecessores. André, Bernardo, Kamilla, Kelly, Samara e Marcelo eram os participantes que pleiteavam uma vaga na residência oficial dos brothers.
Quem levou a melhor foram Marcelo — clássico integrante do que hoje o público chama de "Arcrebiverso" — e Kamilla. Marcelo não foi muito longe na disputa, enquanto Kamilla se destacou por viver um romance com Eliéser, que já havia participado do BBB 10 e ganhou uma nova oportunidade de brigar pelo prêmio no BBB 13. O casal não saiu com o dinheiro esperado, mas o prêmio foi outro: seguem juntos até hoje e são pais do pequeno Bento.
BBB 20
Depois de alguns anos sem agitar o BBB, a casa de vidro retornou na histórica edição de número 20, a primeira a mesclar um elenco de anônimos e famosos. E retornou com tudo! A dinâmica foi responsável por uma reviravolta no jogo, já que o público aproveitou muito bem a chance de se comunicar com os habitantes do cômodo transparente, instalado em um shopping do Rio.
Os confinados Daniel Caon, o gaúcho Daniel Lenhardt, Ivy e Renata foram pegos de surpresa por uma enxurrada de cartazes levados por quem passava pela casa de vidro. O conteúdo era claro: "Os machos desta edição não prestam". O público queria que a dupla que entrasse na casa contasse às mulheres que o elenco masculino já havia tido diversas falas machistas em relação a elas, e a dupla responsável por passar o recado foi Ivy e Daniel Lenhardt.
O gaúcho, que não é bobo nem nada, tratou logo de se aliar às mulheres e cumpriu sua missão, jogando toda a verdade na cara delas logo que entrou. Daniel declarou que os homens da edição não respeitavam as sisters e incitou uma verdadeira "primavera feminista" na casa, com elas tratando de colocar os brothers para fora— e eles foram eliminados um por um.
Quer receber as principais informações sobre Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.