O que mais teve no Big Brother Brasil 20 foi treta. Brigas e embates entre os participantes foram constantes ao longo de quase três meses de confinamento. Algumas delas, inclusive, delinearam os rumos do jogo e foram determinantes para a eliminação de brothers.
Confira as principais tretas que colocaram "fogo no parquinho" nesta edição do reality:
Elas contra eles
A confusão que marcou o BBB 20 foi o chamado "teste de fidelidade". Ainda no início do programa, Hadson, Petrix, Felipe Prior, Lucas Gallina e Guilherme começaram a orquestrar um plano para seduzir as sisters comprometidas, principalmente as que faziam parte do grupo de convidados a participar do reality, como Mari Gonzalez e Bianca Andrade.
Marcela e Gizelly descobriram a estratégia dos brothers, revelaram para as outras sisters e chegaram a confrontar Hadson, que negou tudo. A casa, então, foi dividida entre homens e mulheres.
Boca Rosa chegou a duvidar da existência do plano dos meninos. A confirmação chegou por Daniel e Ivy, participantes da casa de vidro, que entraram na casa cheios de informações externas. Entre elas, a de que "A Marcela está certa", frase estampada nos cartazes levados pelos telespectadores para o aquário montado em um shopping do Rio de Janeiro. A partir daí, os homens se tornaram alvo e começam a ser eliminados pelo público, um por um.
Casos de assédio
O BBB 20 também foi palco de casos de assédio sexual, que repercutiram mais fora da casa do que entre os participantes. Petrix foi criticado após segurar e sacudir os seios de Boca Rosa em uma festa e esfregar suas partes íntimas na cabeça de Flayslane em outro momento. Pyong Lee também foi alvo das redes sociais depois que tentou beijar Marcela à força e apalpou o bumbum de Flay.
A direção do BBB chamou a atenção dos brothers e os casos viraram objeto de investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Além disso, o público também apontou assédio psicológico de Guilherme no relacionamento com Gabi Martins. O gaúcho Daniel também passou do ponto e foi criticado depois que passou a mão e deu um tapa no bumbum de Gizelly.
Bianca x Rafa
Bianca Andrade e Rafa Kallimann já tinham desavenças antes de entrar no BBB 20. As duas acabaram lavando a roupa suja antes de completar uma semana de confinamento. A briga mais feia aconteceu na primeira festa do reality, quando Boca Rosa foi tirar satisfação dos motivos pelo qual foi ignorada por Rafa em um evento - Bianca chegou a pedir para sair do programa após o bate-boca.
As rusgas acabaram refletindo no jogo. Quando se tornou líder, Rafa foi a responsável, direta e indiretamente, por colocar Bianca e Flayslane, amigas no reality, no paredão: a cantora parou na berlinda após um castigo imposto por Rafa na prova da liderança e, três dias depois, Boca Rosa foi a sua indicada. Sobraram gritos de "falsa" e "dissimulada" para todos os lados.
Thelma x Lucas Gallina
Em um determinado momento do jogo, Lucas Gallina foi duramente criticado dentro da casa por não ter dado nenhuma estaleca na hora das compras da semana para o grupo da xepa. Segundo ele próprio, a atitude foi tomada propositalmente para "causar intriga". Thelma não deixou passar e detonou o brother em uma briga:
— Mas você vai comer? — perguntou Thelma.
— Óbvio que vou — respondeu Lucas.
— Atitude e******, você é um e******. Se você quiser sair, saia de cabeça limpa, entendeu? Você vai sair com as atitudes e******* que teve aqui dentro. Você é um macho e******.
Manu e Gizelly x Victor Hugo
Em uma festa, logo após o fim do quarto branco, Victor Hugo foi chamado de "falso" por Manu e Gizelly. A advogada e a cantora paulista colocaram o psicólogo contra a parede, apontado-o como "leva e trás" - o que, depois, rendeu o apelido de "pombo" para Victor Hugo. O barraco foi marcado por uma frase de Manu, que viralizou nas redes sociais.
Flayslane x Rafa
— Não gosto de você. Não sinto verdade em você. Acho você, sim, incoerente. Você está onde te convém. Acho você uma falsa, acho você extremamente sem educação, extremamente grossa com as pessoas, extremamente soberba.
Virou meme fora da casa a fala de Rafa que rolou durante troca de farpas entre a influenciadora digital e Flayslane, que havia sido indicada ao paredão por Thelma. Durante o discurso da médica, justificando a escolha, a cantora a interrompeu: "Isso. Agora veio a soberba". Manu achou que a emparedada faltou com respeito e deu início ao bate-boca logo após a formação da berlinda. Rafa acabou entrando na discussão com Flayslane e as duas protagonizaram o bate-boca.
Babu x Prior
A amizade entre Babu e Felipe Prior foi estremecida no BBB 20 por diversas brigas relacionadas a escolha de votos na casa. A dupla começou a se desentender quando Prior queria combinar o voto dos dois para Thelma ou Rafa. Já Babu disse que, por enquanto, não votava nas duas por considerá-las amigas no reality. Foi o que deu para a parceria entre os dois brothers ser rachada ao meio. Quando Prior foi eliminado, Babu chegou a se culpar, achando que os conflitos dos dois pudessem ter influenciado no resultado.
A guerra do feijão
O assunto comida gerou diversas tretas no Big Brother Brasil 20. A mais emblemática foi a briga do feijão. Brothers que integravam o grupo da xepa estavam almoçando quando Felipe Prior reclamou que não havia sobrado feijão para ele, iniciando uma discussão calorosa na casa envolvendo Flayslane, Babu Santana e Bianca Andrade, ecoando gritos para todos os cantos da casa.
A guerra da espuma
Daniel, Flayslane e Gizelly começaram uma guerra de espuma de barbear dentro de um dos quartos da casa após uma festa, para ira de Pyong Lee. Preocupado com possíveis punições e perdas de estalecas dos participantes, o hipnólogo retirou alguns frascos do produto do local. Os brothers seguiram se jogando espuma uns nos outros, e Pyong explodiu:
— Daniel, já deu! Você perde estaleca todo dia. Gizelly, já deu! Deita e dorme. Marcela, olha pra mim, você acha normal? Sabe por que eles não tiraram ainda estaleca gravíssima? Porque não dá para fazer mais nada no estágio que ele chegou! Dá vergonha! Olha a porta! Olha o estado do Daniel! Você está rindo! — esbravejou, irritado.
Há quem diga que o episódio da guerra da espuma foi o estopim para o fim da "comunidade hippie", grupo formado por Pyong, Marcela, Gizelly, Thelma e outros. De aliados, os participantes começaram a se desentender no jogo.
O monstro "Iarnuou"
Outra treta que marcou ainda mais a separação da comunidade hippie foi a escolha de Daniel e Ivy, vencedores da prova do anjo, para o monstro, na semana em que o castigo foi em homenagem a ex-BBB Solange. Na edição de 2004, a participante ficou famosa pelo "Iarnuou", sua versão para a música We Are the World, de Michael Jackson e Lionel Richie.
A dupla escolheu Thelma e Flayslane. A médica, que se considerava próxima de Daniel e Marcela, ficou bem chateada. O gaúcho disse que a escolheu por ter "menos afinidade", o que deixou a sister ainda mais irritada. O castigo do monstro se refletiu no confessionário, e o único voto que Daniel recebeu dentro da casa na ocasião veio justamente de Thelma.