Não é só José Padilha que está sendo criticado por uma parcela do público que assistiu à série O Mecanismo. O elenco também está sofrendo ataques nas redes sociais – inclusive de colegas de profissão. Ao mesmo tempo, outros artistas saíram em defesa de quem participou do polêmico seriado da Netflix. Segundo o jornal O Globo, o elenco foi aconselhado a não circular em locais públicos nos próximos dias.
No Facebook, a roteirista Antonia Pellegrino chamou O Mecanismo de "panfleto fascista" e cobrou coerência dos atores da série:
– Entre elenco e membros da equipe estão amigos queridos, profissionais que admiro e respeito. Estão todos brilhando em suas funções. Sabemos que um papel incrível, como o do diretor da Petrobrasil ou do doleiro, por exemplo, não são simples de chegar às mãos. Sabemos que é difícil ser coerente e temos contas a pagar. Sabemos que a vaidade é um fato e o quão sedutor é trabalhar numa série da Netflix realizada por um time incrível. Mas me pergunto por que, neste momento do país, que exige máxima responsabilidade de todos, pois está colocada uma clara disputa entre barbárie e democracia, artistas deste calibre aceitam dedicar tempo, energia, talento e amor para realização de um panfleto fascista?
Esposa de Enrique Díaz, que interpreta o doleiro Roberto Ibrahim (inspirado em Alberto Youssef), a atriz Mariana Lima saiu em defesa dos atores de O Mecanismo. Em texto publicado no Instagram, a artista também fez críticas à série, mas pediu para as pessoas entenderem que a produção é uma ficção.
– Não joguem pedras nos colegas, não joguem pedras em ninguém. Quando você faz isso, revela um tanto do seu próprio recalque e faz uso de uma violência que uma hora, volta pra você. Nós não queremos isso, não? – questionou.
A atriz Guida Vianna não está no elenco da série, porém, ficou incomodada com as críticas aos colegas. Em seu perfil no Facebook, defendeu os atores de O Mecanismo:
– Gostaria de dizer aos meus queridos amigos e colegas de cena que eu NÃO vou apedrejar vocês por terem aceito trabalhar em O Mecanismo. Pra mim ficção é ficção. E toda ficção parte de um ponto de vista. Realidade a gente lê nos jornais e mídias alternativas todos os dias e cada um que faça sua própria narrativa. Se for assim vou ter que apedrejar todos os atores que participaram daquela novela que glamourizava o crime ? Vou ter que apedrejar os que participam de "O outro lado nonsense do paraíso", por suas falas racistas, homofóbicas? Ah, gente, não tenho tanta pedra pra isso.
Nenhum dos protagonistas da série se posicionaram sobre as polêmicas envolvendo a série. Atores como Selton Mello e Enrique Díaz apenas compartilharam teasers e cartazes para divulgar o seriado.