É difícil que alguém não tenha tido contato com o hit Voando pro Pará, da cantora Joelma, nos últimos meses. Lançada em 2015 e com um ritmo dançante, a música reapareceu nos últimos meses de 2023 quando viralizou o refrão: "Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa".
No início de outubro, a artista esteve no Domingão com Huck e, na ocasião, apresentou a canção após Luciano Huck pedir para ela "voltar no tempo" com um sucesso antigo. No final do mesmo mês, foi registrado o primeiro pico de busca pela música segundo levantamento do Google Trends, feito a pedido do portal Splash. Nesta época, já faziam sucesso vídeos, em redes como o TikTok, que utilizavam a música.
Em um deles, uma internauta fez uma adaptação do clássico adolescente Meninas Malvadas (2004), em que mescla a música com uma das falas mais reproduzidas do filme, da personagem Cady, interpretada por Lindsay Lohan.
"Eu estava obcecada. Passava 80% do meu tempo falando (Eu vou tomar um tacacá) e nos 20% restantes eu torcia para que alguém falasse (dançar, curtir, ficar de boa)", dizia a brincadeira.
Segundo a assessoria de comunicação da artista, os números de acesso à canção despontaram após a apresentação no Domingão. "De lá para cá, memes, virais e dancinhas começaram a surgir de forma 100% orgânica e crescente", disse ao Splash.
Linha do tempo do sucesso
- Joelma se apresentou no Domingão com Huck em 8 de outubro;
- Em 26 de outubro, MC Poze apareceu cantando a música em um vídeo criado por inteligência artificial. A brincadeira do produtor musical Anderson Junior, 38 anos, rendeu mais de 3,5 milhões de visualizações, além de ter sido ponto de partida para outras tendências, como um remix de funk com a canção;
- Em 8 de novembro, Joelma apresentou o hit no Prêmio Multishow, após um medley do DJ Pedro Sampaio ter viralizado;
- Em 11 de novembro, Christian Chavez, do RBD, puxou a música durante o show da banda no Rio de Janeiro;
- No mês de novembro, Joelma teve um crescimento de 390% nos streams no Spotify, colocando Voando pro Pará como a música mais ouvida da cantora na plataforma.
Hit em números
Em comunicado, a artista afirmou que a canção "exalta a cultura paraense" e destaca que o público atingido é abrangente, indo de crianças a idosos. Segundo a assessoria da cantora, Voando pro Pará já soma mais de 40 milhões de plays em todas as plataformas digitais e, graças a ela, Joelma passou de 250 mil ouvintes mensais no Spotify para 900 mil.