A história da venda de uma joia está circulando nas redes sociais e chamando a atenção dos internautas nesta semana. No domingo (12), a produtora de conteúdo Fenanda Mori publicou um vídeo no TikTok afirmando que precisou devolver um anel a pedido da dona da loja onde o acessório foi comprado. Conforme o vídeo, a justificativa para o pedido de devolução foi de que a peça havia sido feita especialmente para a avó da dona da loja, Paola Vilas e, portanto, teria sido vendida equivocadamente.
Fernanda afirma que ela e outras amigas compraram um anel em conjunto como presente de formatura para uma amiga que, segundo a tiktoker, era fã da designer Paola Vilas. Em outro vídeo publicado em seu perfil, as jovens aparecem entregando o presente.
Quando abriram o presente, notaram que a peça tinha uma pequena pedra, que não recordavam ter visto no momento em que fizeram a compra. Fernanda diz que cerca de uma semana após a aquisição, a loja a procurou para pedir de volta o anel, alegando que a designer e dona da marca havia feito a peça exclusivamente para a avó. De acordo com prints adicionados no vídeo, a vendedora diz que a joia ficou exposta por engano, após Paola esquecer o item no balcão da loja.
“Essa peça é da Paola, ela cravou pra dar para a vozinha dela de presente. Nesse dia estava mostrando pra gente e contando toda a história, mas acabou esquecendo no balcão. Tem super um valor sentimental”, escreveu a vendedora.
Na mensagem ela também pede desculpas e pergunta se pode fazer a troca com a pessoa presenteada por uma peça com valor correspondente ao que as amigas compraram. A jovem responde que era uma situação delicada e que, naquele momento, já possuía valor sentimental para a amiga presenteada.
Após a negativa para devolver a peça, a própria Paola Vilas entrou em contato com a Fernanda para pedir novamente que ela fizesse a troca do anel, reforçando que a joia era para a sua avó. "A peça foi trocada por uma peça do meu acervo pessoal, foi um grande engano. Ela não está à venda, é uma peça única que fiz a mão especialmente para minha avó como marco de um momento muito simbólico na família", escreveu a designer.
Com o segundo pedido, a jovem diz ter compreendido que era algo de valor sentimental e a joia foi devolvida pela pessoa presenteada. No entanto, Fernanda afirma que poucos dias depois da devolução, a joia estava à venda no site da marca, pelo valor de R$ 9,9 mil. Em entrevista para a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, a autora do vídeo disse que ela e as amigas pagaram R$ 1,1 mil pela peça.
A dona da marca afirmou à revista que isso ocorreu pois a peça era um protótipo e que costuma presentear pessoas próximas com essas joias que ainda não estão totalmente prontas para receber feedbacks. Segundo Paola, esse anel estava reservado para sua avó. A autora do vídeo afirmou que não foi informada que a peça era um protótipo.
Sobre a disponibilização do item para venda poucos dias depois da troca, Vilas diz que o lançamento da coleção já estava previsto, e que o tempo médio entre a criação e a comercialização das peças é de um mês. Paola diz estar abalada com a repercussão, mas que irá usar o episódio como aprendizado.
— Eu vendo o universo do feminino, não quero que uma mulher fique chateada com meu trabalho. Não quero que fique chateada com o trabalho de 20 outras mulheres — afirma.