Uma campanha publicitária que começou a ser veiculada na madrugada desta terça-feira (4) tem emocionado o público e chamado atenção nas redes sociais. Usando inteligência artificial (IA), o vídeo coloca Maria Rita cantando com a mãe, Elis Regina, morta em 1982, aos 36 anos. A filha tinha quatro anos na época.
A peça foi apresentada na convenção que marcou os 70 anos da Volkswagen no Brasil, realizada na noite de segunda (3). No palco no momento em que o filme foi mostrado aos presentes, Maria Rita se emocionou com o resultado. A cantora compartilhou o vídeo no perfil dela no Instagram. "Eu realizei meu sonho. Foi um momento mágico", escreveu ela na legenda.
"Nada mais emocionante do que promover um encontro inédito entre a mãe Elis Regina e a filha, Maria Rita, dois ícones da música que estão nos corações dos brasileiros, assim como a Volkswagen do Brasil, que neste ano celebra seus 70 anos de história e sucesso no país", explicou, em nota, Roger Corassa, vice-presidente da montadora no Brasil.
No vídeo, Maria Rita aparece cantando Como Nossos Pais, de Belchior, enquanto dirige uma ID.Buzz, versão atual e elétrica da Kombi. Após imagens de personagens desconhecidos aparecerem com outros veículos emblemáticos da montadora ao longo das décadas, como Fusca e Brasília, Elis surge em uma Kombi clássica, dirigindo ao lado do veículo da filha, cantando em dueto a canção com a qual fez sucesso nos anos 1970. No filme, ainda aparecem outros modelos que saíram de linha, como Gol e SP2, assim como os atuais T-Cross, Taos e Virtus.
Segundo a Volkswagen, a tecnologia conhecida como deepfake foi utilizada para montar o comercial. Uma dublê gravou as cenas dirigindo a Kombi e o rosto de Elis foi inserido posteriormente, com uso de IA.
De acordo com a equipe de criação, o processo de edição ainda contou com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais, responsável por fazer uma mistura entre o rosto da dublê e da imagem recriada de Elis Regina. Já a voz da cantora no filme é de uma gravação original. A peça é da agência AlmapBBDO, com produção da Boiler Filmes e pós-produção de uma empresa americana especializada.
Na postagem de Maria Rita, famosos também deixaram seus comentários. Lucas Silveira, da banda Fresno, escreveu: "Não esperava me emocionar assim". Sandy registrou: "Uau". Padre Fábio de Melo comentou: "Lindo é pouco!" A jornalista Flávia Oliveira escreveu: "Me emocionei imensamente". Já a apresentadora Sarah Oliveira registrou: "Genteeee, eu dei uma choradinha, Ritaaa".
Repercussão negativa
Nem todo mundo gostou da homenagem a Elis Regina. Nas redes sociais, muitos internautas lembraram que a cantora fez shows para arrecadar fundos e ajudar funcionários da Volkswagen em greve. O músico Arthur de Faria, biógrafo da cantora, publicou uma postagem no Instagram em que critica o comercial e reproduz uma foto do presidente Lula, na época em que era líder sindical, ao lado de Elis no palco de uma dessas apresentações.
Outros ainda comentaram sobre as acusações contra a empresa por ter contribuído com o governo durante a ditadura militar. E ainda houve quem ressaltasse que a canção de Belchior era uma crítica ao período político e traduzia a angústia da população na época.