Após quase 50 anos de atividade, chegou a hora de o Kiss guardar a maquiagem e pendurar as botas plataformas. A banda anunciou que se aposentaria dos palcos em 2018, mas não sem antes realizar sua turnê derradeira, a End of The Road Tour. Por isso, ainda há mais uma temporada de muita pirotecnia — explosões, integrantes voando pelo palco e cuspindo fogo.
A última oportunidade para ver o Kiss em Porto Alegre será nesta terça-feira (26), a partir das 21h, na Arena do Grêmio. Trata-se da terceira apresentação do grupo na capital gaúcha — as anteriores foram em 1999 e 2012. Originalmente, o show estava previsto para maio de 2020, mas foi transferido para novembro por conta da pandemia. Depois, foi remarcado para outubro de 2021 e, por fim, chegou à data atual.
A abertura ficará por conta da banda de hard rock porto-alegrense Hit The Noise. Composto por Daniel Sasso (bateria), Leonardo Theobald (guitarra), Luciano Schneider (voz) e Marcel Bittencourt (baixo), o grupo tem um disco lançado em 2019 que leva o nome do projeto, além de um EP ao vivo intitulado Still Alive, de 2021.
Fundado em 1973, em Nova Iorque, o Kiss vem a Porto Alegre com Paul Stanley (voz e guitarra), Gene Simmons (voz e baixo), Eric Singer (baterista) e Tommy Thayer (guitarra). O tempo passou e pesou para essa decisão da aposentadoria, afinal, são cinco décadas dedicadas ao rock.
— Somos a banda que mais trabalha duro no planeta. Amamos Bono Vox, Mick Jagger e todos os grandes músicos experientes em atividade, mas, se eles se vestissem que nem eu, com botas plataforma, além de 18 quilos no corpo por causa da armadura e tudo o mais, eles não aguentariam nem meia hora de show (risos). Tudo o que fazemos é muito físico, envolve até cuspir fogo e voar pelo ar. Antes de cada apresentação, passo por duas horas de maquiagem para ficar pronto. Então, cada apresentação leva cinco horas de trabalho — relatou Simmons em entrevista a GZH. — Na minha próxima encarnação, gostaria de integrar uma banda como, sei lá, U2 ou Ramones (risos).
Para se despedir dos palcos, o Kiss está rodando o mundo com a End Of The Road Tour, que começou em Vancouver, no Canadá, em 2019, e já passou por Estados Unidos, México, Alemanha, Áustria, Rússia, Inglaterra, entre outros países. O grupo iniciou o braço sul-americano da turnê na última semana, quando passou por Santiago, no Chile, com apresentações na terça (19) e quarta (20). No sábado, foi a vez de Buenos Aires, na Argentina.
Depois da apresentação em Porto Alegre, o Kiss seguirá viajando pelo Brasil e passará por Curitiba (28), São Paulo (30) e Ribeirão Preto (1º), no interior paulista. Com base no que se viu em Buenos Aires e nas outras apresentações da turnê, já dá para ter uma ideia do que poderá ser aguardado para o show na Arena do Grêmio.
São duas horas de rock festivo em um setlist de 20 músicas, entre outras inserções e momentos para solos de guitarra, bateria e baixo. A apresentação costuma começar com a banda descendo de plataformas suspensas para abrir com a trinca Detroit Rock City, Shout It Out Loud e Deuce. O show sempre fecha com Rock and Roll All Nite no bis. No meio do percurso, há clássicos de toda a trajetória do grupo — como Lick It Up, I Was Made for Lovin' You, I Love It Loud, Psycho Circus, entre outros.
Ao longo do show, o Kiss promove um espetáculo circense e pirotécnico — chamas, explosões, fumaça, papel picado, bombas de serpentina, entre outras parafernálias. Seguindo a tradição, Tommy Thayer disparará fogos com sua guitarra e Gene Simmons deve cuspir sangue em God of Thunders e lançar fogo pela boca em I Love It Loud.
Já Paul Stanley voará sobre o público em Love Gun, posicionando-se em uma plataforma no meio da galera. Ele volta ao palco na música seguinte, I Was Made For Loving You. No solo de bateria, Eric Singer e seu kit serão elevados pela plataforma em que ficam situados. Aliás, no bis, Singer abre a parte derradeira do show ao piano, tocando Beth.
Depois de Do You Love Me?, a banda fecha o show com Rock and Roll All Nite promovendo uma chuva de papel picado e convidando o público para celebrar o rock a noite toda e festejar todos os dias.
Provável setlist:
- Detroit Rock City
- Shout It Out Loud
- Deuce
- War Machine
- Heaven's on Fire
- I Love It Loud
- Say Yeah
- Cold Gin
- Lick It Up (com interlúdio de Won't Get Fooled Again)
- Calling Dr. Love
- Tears Are Falling
- Psycho Circus
- 100,000 Years
- God of Thunder
- Love Gun
- I Was Made for Lovin' You
- Black Diamond
Bis:
- Beth
- Do You Love Me
- Rock and Roll All Nite
KISS - END OF THE ROAD TOUR
- Terça-feira (26), na Arena do Grêmio (Av. Padre Leopoldo Brentano, 110 - Humaitá, Porto Alegre).
- Abertura dos portões: 16h
- Horário do Show: 21h
- Ingressos: de R$ 176 a R$ 960 pelo site uhuu.com. Desconto de 40% para sócios do do Clube do Assinante ZH.