A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre será aberta oficialmente às 18h desta sexta-feira (27), na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. Mas a movimentação já pode ser percebida entre as bancas, especialmente no espaço reservado para a literatura infantojuvenil, onde ocorrem atividades desde as 10h.
— Nossa expectativa é a melhor possível, porque trabalhamos o ano inteiro em contato com escolas, secretarias de Educação e outros parceiros. Muitas escolas estão mobilizadas e consideram a feira o ponto culminante do seu trabalho na formação de leitores — afirma Sônia Zanchetta, produtora responsável pela programação infantil e juvenil da Feira do Livro.
Alunos do Colégio Leonardo da Vinci Alfa da Capital autografam três livros na manhã desta sexta. Trata-se de um projeto da escola para as três turmas de crianças do segundo ano.
— É a primeira vez na Feira do Livro. Antes, o projeto era restrito ao colégio — explica a coordenadora pedagógica da escola, Sabrina Remedi.
A pequena Fernanda, sete anos, veio para a sessão de autógrafos dela com os colegas de escola acompanhada pela mãe, Alessandra Badejo, 43 anos, farmacêutica.
— Foi muito legal participar do livro. Criei a personagem Kiri, inspirada no Avatar — conta a menina, referindo-se ao filme de James Cameron.
Na manhã desta sexta, também foram realizadas outras atividades, como a conversa do autor Flávio Ilha com alunos do Ensino Médio sobre o tema: A periferia na literatura brasileira contemporânea, no Espaço Jovem Banrisul Vero.
— Estamos com uma expectativa muito positiva aqui no espaço infantojuvenil — diz Lúcia Calgarotto, do Espaço Cultural Livraria e Papelaria.
O atendente Paulo Rogério, da Nunes Martins, espera maior movimentação na parte da tarde.
— A tendência, com as escolas vindo durante esta tarde, é aumentar as vendas — prevê ele.
Com o tema "Quem lê, sabe o caminho", a edição deste ano contará com um total de 69 bancas expositoras, 650 sessões de autógrafos e 155 palestras. O evento, que acontece ao ar livre, é gratuito e reúne visitantes da Capital e de outras cidades.
As atividades têm início diariamente em todos os setores às 10h e se encerram às 20h. A unificação do horário é uma novidade em relação aos anos anteriores. O patrono da Feira do Livro é o escritor e diretor de cinema Tabajara Ruas.