Apesar do revezamento forçado por intercorrências em 2024, tendo utilizado quatro goleiros, o Inter apresentou evolução em números específicos da posição. Além da quantidade elevada em lances mano a mano, saídas de gol, coberturas e bolas aéreas comprovam e evolução do setor. Para 2025, o planejamento é manter o patamar elevado e preparar o lançamento de dois jovens.
A média de gols sofridos foi inferior a um por partida. Em 63 jogos, o time foi vazado em 49 oportunidades no último calendário de disputa, uma média de 0,77 por jogo.
Além da proteção da equipe em todos os setores, o trabalho específico dos preparadores Leonardo Martins, que já passou pela seleções do Brasil e do Catar, e Donizete, ambos com bagagem em diversas categorias de base do clube, com aperfeiçoamento do posicionamento, atitude, postura defensiva e proatividade dos atletas colaborou.
No ano, por exemplo, o Colorado teve na meta Rochet, o titular que só atuou a partir de março por lesão na costela e também foi desfalque pelas constantes convocações à seleção uruguaia, Ivan, que teve uma grave lesão ligamentar na estreia, Anthoni, promovido à titularidade pelos problemas físicos, e Fabrício, contratado em situação emergencial.
Segundo análise do rendimento da bola aérea forcada e não forçada, o Inter passou a ter 91% de êxito no quesito em 2023 e 2024. Antes, o índice era de 47%.
Outro fator apontado internamente envolve a saída de gol. A leitura é que todos os arqueiros evoluíram no tema. Em lances de mano a mano, um contra um, a média está alta de defesas pelas técnicas aplicadas nas sessões e reproduzidas pelo jogadores em campo e divulgadas nos vídeos dos treinos. Esses lances são tratados como capitais pelo alto índice de gols marcados.
Para 2025, por exemplo, a direção descarta qualquer movimento de chegada de um novo atleta para o setor em virtude da confiança na hierarquia. Rochet será o titular com Anthoni e Ivan disputando a vaga de reserva imediato. Henrique Menke, com passagem pela seleção brasileira de base, e Kauan Jesus, serão preparados para o futuro. Desta forma, Emerson Júnior foi liberado para o Guarani-SP.
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.