Eles já dividem o mesmo teto, a mesma profissão e a mesma paixão pelas palavras. Agora, irão dividir também a atenção dos leitores na Feira do Livro. Neste sábado (10), dois casais – o cineasta Carlos Gerbase e a produtora de cinema Luciana Tomasi e os jornalistas Marcos Piangers e Ana Cardoso – realizam sessões de autógrafos de seus respectivos livros. Com estilos próprios e propostas literárias diferentes, as quatro obras possuem um traço em comum: tiveram como primeiros leitores e revisores os parceiros dos autores.
– É quase como escrever a quatro mãos. E é uma delícia. Desde o ano passado, quando nos mudamos para Curitiba, eu e a Ana temos uma rotina em que acordamos, levamos as crianças para a escola e, quando voltamos, ficamos escrevendo, cada um sua obra, e conversando – conta Piangers, que nesta edição da Feira assina sua terceira publicação, O Poder do Eu Te Amo.
O livro traz frases e ilustrações sobre sentimentos e foi pensado, de acordo com o autor, “para ser dado de presente a alguém”. Já a obra de Ana, A Mamãe é Punk, é uma espécie de guia para pais cujos filhos estão chegando à adolescência.
– Nossos livros partem de uma mesma inspiração, que é a nossa família – explica a autora.
Se para o casal de jornalistas a motivação dos textos vem de dentro de casa, a dupla de sócios da produtora Prana Filmes busca a inspiração do lado de fora. Luciana, que lança seu terceiro livro, traz em Bem Longe de Casa relatos de viagens enriquecidos com reflexões e memórias.
As histórias, escritas em sua maioria dentro de hotéis, tratam das relações sobre Oriente e Ocidente. Já o livro de Gerbase, Anarquia É Utopia – Faça uma Todo o Dia, é uma compilação de crônicas publicadas durante os últimos cinco anos no jornal Zero Hora.
– Nosso processo é bem individual. Abordamos temas completamente diferentes e temos rotinas de produção também distintas. Costumamos escrever em ambientes separados. O que a gente faz como casal é ler e revisar o livro do outro – resume Luciana.
Autógrafos na Praça
- Às 16h30min: Bem Longe de Casa, de Luciana Tomasi
- Às 18h30min: Anarquia É Utopia – Faça uma Todo o Dia, de Carlos Gerbase
- Às 19h30min: A Mamãe É Punk, de Ana Cardoso; e O Poder do Eu Te Amo, de Marcos Piangers