Visto que a classe artística foi uma das mais afetadas por conta da pandemia de covid-19, Fábio Porchat anunciou que irá doar R$ 240 mil para ajudar humoristas que ficaram sem patrocínio ou financiadores neste período. Por meio do Prêmio do Humor — A Seleção, o apresentador dará o incentivo para que três peças de comédia sejam realizadas em 2022 — cada uma levará R$ 80 mil.
De acordo com o humorista, o projeto tem como objetivo auxiliar a volta das peças aos palcos após a pandemia, quando a população estiver vacinada:
— A gente precisa fazer com que o humor esteja em destaque mais uma vez para salvar o máximo de pessoas possível — explicou Porchat.
As inscrições da iniciativa ficarão abertas de 1º a 31 de agosto no site do projeto. O júri, formado pelos atores Aloísio de Abreu, Sura Berdstchevsky, Ary França, Zezeh Barbosa e o jornalista Rafael Teixeira, será responsável pela escolha dos três contemplados.
Para conquistar o edital, os concorrentes deverão estar atentos a algumas regras. Os espetáculos deverão ser inéditos e de comédia. Além disso, dentre os requisitos, há um bem específico: 50% do elenco e produção deve ser formado por pessoas negras.
— Acho fundamental que a diversidade esteja incluída em todas as áreas e também no teatro. Temos o dever de fomentar esta ação onde quer que você se envolva — enfatizou Porchat.
O resultado com os grupos teatrais eleitos será divulgado em dezembro para que os projetos financiados possam entrar em cartaz em 2022.
— Enquanto eu estiver aqui, vou fazer de tudo para lutar pelo teatro. A pandemia tentou derrubar, mas a gente não vai deixar. O Prêmio do Humor foi criado para homenagear e incentivar os fazedores de comédia do teatro — completou o apresentador e cocriador do canal Porta dos Fundos.
Nos comentários do vídeo publicado pelo humorista, muitos artistas o parabenizaram pela iniciativa.