Patrick Bublitz Taranger foi tenista dos quatro aos 19 anos, mas aos 21 descobriu a vocação artística. Neto de Vera Bublitz e filho de Carlla Bublitz, diretoras artísticas do tradicional Ballet Vera Bublitz, em Porto Alegre, Patrick começou a dançar em uma fase considerada avançada, mas não se abalou com o diz que diz. Acreditando que não há idade para encontrar um ofício, hoje ele dá início, aos 25 anos, a um novo projeto, que coexistirá em sua vida com o balé: a formação de artistas para musicais.
Ele é o diretor de Os Miseráveis Experience, baseado na obra de Victor Hugo, que terá sessões nesta quarta (11) e quinta (12) no Theatro São Pedro – a palavra "experience" indica que não se trata da versão integral do musical, de três horas de duração, mas um recorte com quase duas horas. Mesmo sendo uma montagem gaúcha, a peça será apresentada em inglês, com legendas em português, pois Patrick não se encantou pela versão brasileira a que teve acesso. É apenas o primeiro passo de um grande projeto: a criação da Bublitz Academia de Musicais, que começará a operar em 2020.
Formação
O processo de construção de Os Miseráveis Experience começou com a reunião da equipe técnica. Depois, o diretor anunciou vagas para o coro e fez uma seleção para as 12 posições de solistas. O elenco do espetáculo é constituído por pessoas com diferentes níveis de formação, alguns iniciantes e outros já experientes, que cantarão ao vivo, regidos por Guilherme Rodrigues e André Munnari, sobre uma base instrumental pré-gravada. Patrick lembra que o envolvimento com os musicais faz parte de sua vida:
— Desde pequeno, viajo com minha mãe e minha avó para a Europa e para os Estados Unidos, e nossos roteiros são todos em função da cultura. Assistimos a teatro, ópera, musical, balé. Isso é o que mais fiz na minha vida. Minha mãe e minha avó entendem que precisamos estar sempre atualizados.
O apoio da família foi fundamental não apenas para o espetáculo mas também para a criação da Bublitz Academia de Musicais, que vai funcionar na sede do Ballet Vera Bubliz da Rua Lucas de Oliveira, 158. As inscrições, para alunos a partir de nove anos, serão abertas em janeiro de 2020, e as aulas começarão em março, abordando canto, atuação e dança. Por enquanto, a divulgação está sendo feita pelo Instagram (@bam.musicais).
Patrick espera contar com um número entre três e seis professores e promete o mesmo alto nível do Ballet Vera Bublitz. A ideia é produzir espetáculos semestrais, pois acredita que os profissionais já devem chegar ao mercado com experiência de palco. Mas não será exigido pré-requisito para entrar na Academia de Musicais.
— Os alunos poderão ser iniciantes. Se não tivessem me deixado começar a dançar balé aos 21 anos, não teria feito todas as coisas que mudaram a minha vida. Se a pessoa quiser, ela vai conseguir, não interessa o estágio em que está como artista. Da mesma forma, não posso dizer quanto tempo levará para formar um artista. É muito pessoal, depende de muitos fatores.
Os Miseráveis Experience
Nesta quarta-feira (11) e quinta-feira (12), às 21h.
Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n), em Porto Alegre.
Ingressos de R$ 20 a R$ 70, à venda na bilheteria do Theatro São Pedro.