Passo Fundo será representada em premiação estadual com o espetáculo As Leves e Discretas, uma produção do Teatro Depois da Chuva, no Prêmio Quero-Quero de Artes Cênicas. A premiação é considerada uma das maiores do Estado e avalia mais de cem espetáculos.
A peça concorre com outros quatro espetáculos na categoria Destaque em Espetáculo de Circo. O teatro tem no elenco Dani DalForno e Jandara Rebelatto, com suas palhaças Beberta e Tagarela, respectivamente, e direção assinada por Karla Concá.
Além desta categoria, a peça também concorre como Destaque em Figurino, com Betinha Mânica.
As Leves e Discretas estreou em julho de 2023 em Passo Fundo e, desde então, já circulou por diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos festivais gaúchos Mulheres na Comédia e Tecendo o Riso.
A peça é fruto da pesquisa realizada pelas atrizes-palhaças através do projeto “E a palhaça o que é”, ganhador do 7º prêmio Funcultura de Passo Fundo. O espetáculo questiona o lugar da mulher gaúcha no cenário cultural atual, com um espetáculo que une comédia e crítica à sociedade patriarcal.
A premiação acontecerá no dia 18 de dezembro, a partir das 20h no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
A edição de 2024 do Prêmio Quero-Quero destaca e premia artistas e espetáculos gaúchos profissionais de circo, dança e teatro voltados ao público adulto, infância e juventude. O concurso é organizado por uma comissão especial criada pelo Instituto Federal do RS (IFRS) junto ao Sindicato de Artistas e Técnicos em Diversões (Sated).
Sinopse do espetáculo
Em As Leves e Discretas, a dupla de palhaças decide inaugurar um novo CTG, mas para isso precisam revisar as normas, leis, decretos, estatutos e regimentos.
Neste momento, refletem sobre o machismo estrutural e naturalizado ao qual as mulheres foram inseridas, que por tantas vezes as privou de se expressarem de forma espontânea e orgânica. O resultado é riso, choro e honra às suas ancestrais.