Um dos primeiros espetáculos a abordar a tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul este ano será apresentado nesta terça-feira (17), a partir das 20h, na Casa de Espetáculos (Rua Visconde do Rio Branco, 691 - Moinhos de Vento), em Porto Alegre. A Enchente de 24 tem direção e dramaturgia de Bob Bahlis.
A montagem se passa na fictícia Santa Isabel, situada no coração do Rio Grande do Sul, que enfrenta a fúria dos rios transbordados, cuja força das águas arrasa quase tudo em seu caminho. A única estrutura que fica de pé é um prédio, que se torna abrigo dos personagens em meio ao desastre.
A peça é fruto de relatos coletados por Bahlis e de sua experiência em maio, tendo que deixar a sua casa, no bairro São João, e indo se abrigar no Litoral. Os alunos do dramaturgo também sofreram com o episódio e o ajudaram no desenvolvimento do texto espetáculo — 11 destes alunos, entre profissionais e iniciantes, estarão em cena.
— Durante os quase dois meses em que fiquei na praia, pesquisei muito sobre as experiências que os gaúchos tiveram em Muçum e Roca Sales. Então, criei essa história fictícia de pessoas, bem diferentes entre si, que ficam presas neste prédio e, ao final, descobrem a uma amizade, apesar da tragédia. É uma peça sobre o amor — ressalta o dramaturgo.
Com produção da Cômica Cultural, a montagem conta com o seguinte elenco: Alda Lyra, Alê Vasconcellos, André Dornelles, Géssyca Agnes, Karla Gomes, Kassie Ritzel, Marcos Kinjo, Ofélia Ferretjans, Patricia Oliveira, Pietra Toniolo e Tatiane Pires.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla ou na bilheteria da Casa de Espetáculos. A ideia é que a primeira apresentação de A Enchente de 24 ocorra nesta terça e, depois, a montagem ganhe uma temporada maior em março.