Autores da primeira neurocirurgia robótica da América Latina, os médicos Arthur e Nelson de Azambuja Pereira Filho recebem o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre nesta terça-feira (17). O procedimento aconteceu em 2022, no Hospital Moinhos de Vento, na Capital.
A cirurgia, efetuada com um navegador cirúrgico e braço robótico, envolvia uma biópsia de lesão cerebral em um colega médico de 58 anos. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), a preferência pela técnica ocorreu devido à localização da área a ser tratada, situada em uma região profunda do cérebro, próxima de zonas com funções nobres, como o controle motor e da fala.
Arthur alega que a evolução da tecnologia é uma aliada para a Medicina, proporcionando menos riscos com resultados mais favoráveis não só para os pacientes, como também para os médicos:
— Estes avanços tecnológicos possibilitam um planejamento pré-operatório, mais assertividade no local dos procedimentos e menos desconforto aos pacientes — afirma.
Além de colegas de trabalho, Arthur e Nelson são irmãos, representando a quarta geração de médicos na família.
— Receber esse troféu é uma honra não só para mim e meu irmão, como para todos os profissionais da nossa família. Dedicamos a eles esse prêmio por sempre nos apoiarem e nos incentivarem a irmos além em nossas carreiras, almejando o progresso da Medicina e o bem-estar dos pacientes — comenta Nelson.
*Produção: Maria Clara Centeno