Sete meses após o maior desastre ambiental da história do Rio Grande do Sul, a Brigada Militar lançou um livro. A publicação reúne fotos e relatos de profissionais da segurança pública que atuaram na linha de frente dos resgates durante a enchente.
A obra Ano de 2024, a catástrofe que marcou a história do Rio Grande do Sul foi lançada na última terça-feira (10), no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral. A versão digital está disponível no link. Ainda não foi confirmado se o título será comercializado ou distribuído fisicamente.
Com 266 páginas, a obra é dividida em duas partes. A primeira, traça uma contextualização das enchentes e das ações realizadas pela instituição diante do desastre. Já a segunda apresenta uma linha do tempo ilustrada com registros fotográficos dos salvamentos e das ações humanitárias.
Além disso, o texto também inclui depoimentos de policiais militares e voluntários que trabalharam na crise.A publicação foi organizada pelo Departamento de Ensino (DE) da Brigada Militar, sob a coordenação do Museu da BM.
* Produção: Isadora Terra