O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de fortes chuvas e vendavais para o Rio Grande do Sul. Os avisos incluem diferentes regiões e são válidos até as 15h deste domingo (15).
As regiões Sudoeste e Sudeste estão sob alerta vermelho, caracterizando "grande perigo" para chuvas intensas.
O alerta laranja aponta "perigo" de fortes chuvas nas regiões Sudoeste, Sudeste e Metropolitana de Porto Alegre.
Outro alerta laranja sinaliza "perigo" para vendavais nas regiões Serrana, Sudoeste, Sudeste, Nordeste, Noroeste, Centro Ocidental e Centro Oriental, além da Metropolitana de Porto Alegre. Com exceção da Serra, essas localidades também estão sob aviso amarelo, de "perigo potencial" para chuvas intensas.
A partir do meio-dia, as regiões metropolitana de Porto Alegre, Serrana e Nordeste também entrarão em alerta amarelo para tempestades. O aviso estará em vigor até o final de domingo.
As chuvas, que começaram na sexta-feira (13) na Região Metropolitana, levaram a Defesa Civil de Porto Alegre a prorrogar as condições de risco climático até a tarde deste domingo (15). A prefeitura alerta os moradores a evitar áreas alagadas e procurar abrigo em locais seguros, caso estejam em área de risco.
Estragos e causa
Em Marques de Souza, um temporal que durou 15 minutos teve queda de granizo. A medição da Emater da cidade aponta que choveu 60 milímetros na tarde de sexta (13). Uma passadeira provisória erguida entre o município e a cidade de Travesseiro foi danificada pelo temporal. A estrutura original havia sido levada pela enchente de maio deste ano. Não há registro de feridos.
De acordo com a Climatempo, a chuva é provocada pela formação de uma área de baixa pressão sobre a Argentina e o oeste do RS, combinada com um forte fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil e ventos intensos em altos níveis da atmosfera.
Orientações
O Inmet compartilha instruções de como agir em caso de transtornos relacionados às condições climáticas. Confira abaixo:
- Rajadas de vento: não buscar abrigo debaixo de árvores, em razão do risco de quedas e descargas elétricas, e permanecer em local seguro.
- Veículos: não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda.
- Aparelhos elétricos: em casa, para evitar a queima de eletrodomésticos, desligar os aparelhos e o disjuntor.
- Em caso de transtornos: contatar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).