A 96ª edição do Oscar, realizada neste domingo (1o) no Teatro Dolby, em Los Angeles, apresentou mais de três horas de emoção, surpresas e expectativas em torno dos possíveis vencedores. A cerimônia, além de celebrar as grandes produções cinematográficas do último ano, foi palco de momentos memoráveis, que entrarão para a história da premiação.
Com apresentação do comediante Jimmy Kimmel, o Oscar teve como grande vencedor da noite o longa-metragem Oppenheimer, com sete estatuetas. Logo atrás, ficou Pobres Criaturas, com quatro. O evento também rendeu risadas com a aparição de John Cena nu, discursos emocionantes, como o da atriz Da'Vine Joy Randolph e do diretor Jonathan Glaze, e performances musicais históricas, como a de Ryan Gosling, com I'm Just Ken.
A seguir, GZH separou alguns dos momentos mais marcantes do Oscar 2024:
Da'Vine Joy Randolph emociona ao receber o Oscar
A norte-americana Da'Vine Joy Randolph conquistou a primeira estatueta da noite, com o prêmio de melhor atriz coadjuvante por sua performance como Mary Lamb, no filme Os Rejeitados. A cerimônia já começou com emoção a partir do discurso da artista que relembrou o apoio da mãe para sua entrada no teatro.
— Por tanto tempo, eu quis ser diferente e agora eu percebo que eu quero ser eu mesma. E agradeço por terem me visto.
Robert Downey Jr. leva o primeiro Oscar
Favorito desde o começo das premiações, Robert Downey Jr. teve a sua consagração ao vencer o Oscar de melhor ator coadjuvante, por sua performance como Lewis Strauss, em Oppenheimer.
Em seu discurso, ele agradeceu à esposa, Susan Downey, e ao seu advogado, que, segundo o astro, passou grande parte da carreira tentando arrumar um seguro para Robert e o "tirando da prisão".
Messi "aplaude" vencedores
Messi, o cachorro de Anatomia de uma Queda, movimentou as redes sociais ao aparecer "aplaudindo" a vitória de Robert Downey Jr. como melhor ator coadjuvante durante o Oscar. O animal roubou a cena e foi sendo uma das grandes presenças da cerimônia.
Wahzhazhe (A Song for My People)
O Coral da Tribo Osage performou Wahzhazhe (A Song For My People), de Assassinos da Lua das Flores, que foi indicado para melhor canção original, no Oscar de 2024.
John Cena surge nu no palco
O astro John Cena reviveu um momento histórico do Oscar. Ao ser escolhido para apresentar a categoria de melhor figurino, o ator acabou optando por aparecer nu, em referência a um acontecimento de 1974.
Ryan Gosling canta I'm Just Ken
O ator Ryan Gosling encarnou seu personagem Ken, do filme Barbie, durante a cerimônia e entregou uma das performances mais memoráveis de todas as edições da premiação, com a canção I'm Just Ken, indicada à categoria de melhor canção original.
Danny DeVito e Arnold Schwarzenegger se unem no Oscar
Arnold Schwarzenegger e Danny de Vito entregaram o prêmio de melhores efeitos visuais para Godzilla Minus One. Os atores chamaram a atenção na cerimônia pela diferença de altura e também porque fizeram juntos o filme Irmãos Gêmeos.