Nenhum outro filme foi páreo para Oppenheimer! O aclamado título do diretor Christopher Nolan venceu o prêmio de melhor filme do Oscar 2024, na noite deste domingo (10). Entre as produções que a obra desbancou, está Barbie — ambos estrearam nos cinemas no mesmo dia em 2023, criando o fenômeno Barbenheimer.
Emma Thomas, produtora do filme e esposa de Christopher Nolan, foi quem subiu ao palco para receber o prêmio. Em seu discurso, ela agradeceu aos envolvidos na execução do longa-metragem e ao próprio marido, que levou a estatueta de melhor diretor.
— Eu estou sonhando com esse momento há muito tempo. A razão pela qual o filme foi o que foi, foi o diretor Christopher Nolan. Eu sou grata a você. O que é fantástico por esse trabalho é o trabalho em equipe.
Além de Barbie, Oppenheimer também venceu outros títulos imponentes da temporada, como Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese. Também concorriam na categoria Ficção Americana, Anatomia de uma Queda, Os Rejeitados, Maestro, Vidas Passadas, Pobres Criaturas e Zona de Interesse.
Oppenheimer, que foi indicado a 13 categorias do Oscar 2024, faturou sete estatuetas: Christopher Nolan levou melhor diretor; Cillian Murphy conquistou o prêmio de melhor ator; Robert Downey Jr. garantiu melhor ator coadjuvante; melhor trilha sonora; melhor fotografia; melhor montagem e melhor filme.
O longa-metragem acompanha a história de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico que tinha a missão de desenvolver as primeiras bombas atômicas — as armas nucleares foram responsáveis pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.