Por dar vida ao "pai da bomba atômica", J. Robert Oppenheimer, o britânico Cillian Murphy teve a sua primeira indicação ao Oscar de melhor ator. E venceu. Ou seja, conta com 100% de aproveitamento. A consagração se deu na noite deste domingo (10).
Ao receber o prêmio, o protagonista de Oppenheimer foi aplaudido de pé e agradeceu à equipe do filme e disse ser a experiência mais "criativa e satisfatória" de seus últimos 20 anos de carreira.
— A gente fez um filme sobre o homem que criou a bomba atômica e, para o bem e para o mal, estamos vivendo no mundo dele. Eu quero agradecer aos pacifistas do mundo inteiro — disse o astro.
Conhecido principalmente pelo papel de Thomas Shelby na série Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas (2013-2022), Murphy é um frequente colaborador de Christopher Nolan. Além de Oppenheimer, a dupla teve parceria na trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas (2005-2012), A Origem (2010) e Dunkirk (2017).
Transmitida pelo canal pago TNT e pela plataforma de streaming Max (antiga HBO Max), a cerimônia de entrega do Oscar 2024 está sendo acompanhada ao vivo em GZH.