Depois de 24 anos do clássico filme brasileiro, a continuação O Auto da Compadecida 2 estreou nos cinemas na quarta-feira (25), em pleno Natal. A obra traz de volta às telonas os icônicos personagens João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello).
A sequência do filme de 2000, dirigida por Guel Arraes e Flávia Lacerda, é uma celebração ao universo lírico de Ariano Suassuna, com roteiro assinado por Guel, João Falcão, Adriana Falcão e Jorge Furtado.
O longa também marca a estreia de Taís Araújo como Nossa Senhora, papel interpretado por Fernanda Montenegro no primeiro filme.
Confira quem é quem na nova aventura de João Grilo e Chicó.
Os personagens de O Auto da Compadecida 2
Matheus Nachtergaele é João Grilo
Matheus Nachtergaele retorna como João Grilo. Na trama, o protagonista volta a Taperoá, no interior do nordeste, com a população acreditando que ele virou uma lenda da região. Assim, aproveita a situação e passa a tirar proveito do novo status.
Além disso, junto com Chicó, entra em uma situação de disputa entre o Coronel Ernani e Arlindo, que desejam que ele seja cabo eleitoral nas eleições municipais.
Selton Mello é Chicó
Selton Mello também retorna para o segundo filme. No tempo em que João Grilo esteve longe de Taperoá, Chicó virou poeta e espalhou diversas histórias sobre o parceiro. Com o retorno do amigo, eles passam a se envolver em novas tramas.
Humberto Martins é Coronel Ernani
Humberto Martins vive Coronel Ernani, fazendeiro e político da fictícia Taperoá, que tenta a reeleição como prefeito.
Seu principal rival é Arlindo, um vendedor de eletrodomésticos que traz a modernidade ao sertão dos anos 1950. A disputa entre eles reflete o embate entre o tradicional e o contemporâneo.
Luis Miranda é Antonio do Amor
Luis Miranda é Antonio do Amor, um "malandro" carismático que se junta a João Grilo e Chicó para resolver confusões em Taperoá.
Apesar de criativo, seu sucesso com as mulheres locais pode complicar a dinâmica entre os amigos.
Eduardo Sterblitch é Arlindo
Dono da única rádio de Taperoá, Arlindo é vivido por Eduardo Sterblitch.
O personagem é esperto nos negócios e busca se aproveitar da inocência de João Grilo e Chicó para aumentar sua influência política, uma vez que concorre nas eleições municipais.
Fabíula Nascimento é Clarabela
Fabíula Nascimento interpreta Clarabela, a filha do coronel Ernani que chega da capital. Apaixonada por artes e filosofia, ela se encanta com Chicó, mas enfrenta a oposição de seu pai e a rivalidade de Rosinha.
A personagem é inspirada na obra A Farsa da Boa Preguiça, de Ariano Suassuna.
Virgínia Cavendish é Rosinha
Rosinha, papel de Virgínia Cavendish, retorna como uma mulher independente e moderna, ainda apaixonada por Chicó.
Sua relação com o ingênuo sertanejo promete novos desdobramentos na sequência.
Enrique Diaz é Joaquim Brejeiro
O temido cangaceiro Joaquim Brejeiro, vivido por Enrique Diaz, volta transformado, acreditando na história da ressurreição de João Grilo. Sua redenção é uma das surpresas do longa.
Taís Araújo é Nossa Senhora
Taís Araújo assume o papel de Nossa Senhora, personagem central na trama. No primeiro filme, a santa foi interpretada por Fernanda Montenegro.