Se depender do termômetro das premiações que antecedem o Oscar 2020, que será no próximo domingo (9), há quatro barbadas nas categorias de atuação: Joaquin Phoenix pode preparar uma dança da vitória, pois deve ser eleito o melhor ator por Coringa; Renée Zellweger vai pôr mais uma estatueta na estante, agora de melhor atriz, por Judy – Muito Além do Arco-Íris; Laura Dern irá para a festinha pós-cerimônia carregando o Oscar de melhor atriz coadjuvante por História de um Casamento; se não estiver de férias com a ex, Brad Pitt poderá usar uma foto em app de paquera com o prêmio de melhor ator coadjuvante por Era uma Vez em... Hollywood. Todos esses nomes faturaram Globo de Ouro, Bafta, Prêmio do Sindicato dos Atores e Critics' Choice Awards em suas respectivas categorias.
A seguir, saiba mais sobre os favoritos aos Oscar nas categorias de atuação.
Melhor Atriz coadjuvante - Laura Dern
Interpretando a afiada advogada de divórcios Nora Fanshaw, Laura Dern entregou uma atuação poderosa e contundente em História de um Casamento. Em uma das cenas mais memoráveis do filme, ela realiza um monólogo que ecoou nas redes sociais sobre as expectativas da sociedade paras as mães e a aceitação da figura do pai ausente.
Por conta desse papel, ela já faturou prêmios como Bafta, Globo de Ouro e Sindicato dos Atores, chegando como favorita absoluta ao Oscar da categoria. Qualquer outra vencedora aqui seria uma zebra.
Laura nunca ganhou um Oscar. Já foi indicada como melhor atriz, em 1992, com As Noites de Rose (sua mãe, Diane Ladd, concorreu pelo mesmo filme como atriz coadjuvante) e atriz coadjuvante por Wild, em 2015.
Indicadas:
- Laura Dern - História de Um Casamento
- Kathy Bates - O Caso Richard Jewell
- Scarlett Johansson - Jojo Rabbit
- Florence Pugh - Adoráveis Mulheres
- Margot Robbie - O Escândalo
Melhor atriz - Renée Zellweger
Vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante em 2004 por Cold Mountain, Renée Zellweger chega tarimbada à premiação de melhor atriz deste ano por Judy – Muito Além do Arco-Íris. Na cinebiografia, Renée vive Judy Garland. Em uma atuação intensa, ela incorpora os trejeitos e a postura da atriz e cantora que se projetou com o filme O Mágico de Oz (1939).
No entanto, não se pode descartar uma vitória de Scarlett Johansson ou Saoirse Ronan, que chegam com chances menores. Johansson, que nunca havia sido indicada ao Oscar até este ano, concorre por dois filmes diferentes: História de Um Casamento (melhor atriz) e Jojo Rabbit (atriz coadjuvante).
Indicadas:
- Cynthia Erivo - Harriet
- Scarlett Johansson - História de um Casamento
- Saoirse Ronan - Adoráveis Mulheres
- Charlize Theron - O Escândalo
- Renée Zellweger - Judy - Muito Além do Arco-Íris
Melhor ator coadjuvante - Brad Pitt
Em tese, é a categoria mais disputada de atuação este ano, pois um time de pesos-pesados foi indicado: Al Pacino, Brad Pitt, Joe Pesci, Anthony Hopkins e Tom Hanks. Todos já ganhadores de estatueta – Pitt divide um prêmio de melhor filme por ser o produtor de 12 Anos de Escravidão (2014). Até o momento, ele vem arrebatando as premiações que antecedem o Oscar e chega como favorito no domingo.
Em Era Uma Vez… em Hollywood, Pitt rouba o protagonismo ao viver Cliff Booth, dublê decadente e assistente pessoal do ator Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) – em uma atuação segura e pontual.
Indicados:
- Tom Hanks - Um Lindo Dia na Vizinhança
- Anthony Hopkins - Dois Papas
- Al Pacino - O Irlandês
- Joe Pesci - O Irlandês
- Brad Pitt - Era Uma Vez… em Hollywood
Melhor ator - Joaquin Phoenix
Caso confirme seu franco favoritismo na categoria, Joaquin Phoenix deve conquistar sua primeira estatueta por sua atuação em Coringa. Seria a segunda vez que o personagem é premiado no Oscar: em 2009, Heath Ledger recebeu um prêmio póstumo por viver o palhaço em Batman: O Cavaleiro das Trevas. No longa, Phoenix traz uma representação sombria, atormentada e imprevisível – um personagem repleto de nuances.
Adam Driver até corre por fora por sua entrega em História de Um Casamento, mas dificilmente ele ou qualquer outro indicado tem estofo para roubar a estatueta do Coringa.
Indicados:
- Antonio Bandeiras - Dor e Glória
- Leonardo DiCaprio - Era Uma Vez… em Hollywood
- Adam Driver - História de um Casamento
- Joaquin Phoenix - Coringa
- Jonathan Pryce - Dois Papas