Os 10 locais expositivos que integram a 13ª Bienal do Mercosul estarão fechados para visitação neste domingo (30), em razão do segundo turno das eleições. Segundo a organização da mostra, o fechamento é necessário para que os profissionais envolvidos na Bienal possam exercer o direito ao voto. No primeiro turno, os espaços também não abriram.
A retomada ocorre na segunda-feira (31) no Paço Municipal e na Casa da Ospa; na terça-feira (1º) no Cais do Porto, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Farol Santander, no Instituto Caldeira, no Instituto Ling, no Margs e no Memorial do RS; e quinta-feira (3) na Fundação Iberê Camargo. Os horários de cada local podem ser conferidos por meio do site da Bienal.
No sábado (29), o funcionamento ocorre normalmente. A programação do dia inclui a performance O Ouro que Procuro é Outro, que será apresentada no Armazém A6 do Cais do Porto junto à obra A Peneira da Vida, da artista carioca Adrianna eu. A intervenção, que se inicia às 16h, conta com uma série de movimentos ligados à instalação, que reflete sobre quem somos e o que queremos.
Já na sexta-feira (28), a Bienal promove uma série de atividades alusivas ao Halloween no Instituto Caldeira. A programação terá oficinas infantis, visitas mediadas e o percurso temático Museu do Terror.
A 13ª Bienal do Mercosul ocorre até o dia 20 de novembro, com visitação gratuita. O tema desta edição é "Trauma, Sonho e Fuga".