A paixão pelo esporte, a amizade e a satisfação de carregar as cores da Associação Leopoldina Juvenil nas competições. Esses são os pilares que marcam os 20 anos da Equipe Master de Natação Team Maha da ALJ. A história teve início em março de 2004, quando os associados que praticavam o esporte eram obrigados a buscar clubes coirmãos para treinar e competir em torneios da modalidade, já que a entidade não contava com equipe própria. Na época, o então diretor de Futsal, Ângelo Saint Pastous Caleffi (também praticante de natação), levou a questão ao presidente Sérgio Roberto Juchem, que “comprou” a ideia da formação de um time. Mas, para isso, pediu a Caleffi que ficasse à frente do novo departamento.
– Juchem perguntou quantas pessoas eu imaginava colocar na equipe em curto prazo. Chutei algo entre 15 e 20 nadadores. Um mês e meio depois, na primeira competição da qual participamos, havia 49 inscritos. E, no final daquele ano, já éramos quase cem – lembra Caleffi.
Tal como ocorre nos Estados Unidos, onde os times são chamados de swim team, a nova equipe precisava ter um nome. A denominação surgiu quase por acaso, a partir do fato de que alguns integrantes estavam sempre brincando, interagindo e conversando entre si. Certo dia, o treinador, que era amigo de todos, deu orientações aos nadadores, mas esse grupo em particular não escutou.
– Vocês aí do canto, seus marrentos, vão nadar ou ficar conversando? – provocou o treinador.
Daí surgiu o nome de Equipe Master de Natação Team Maha, dando ênfase à brincadeira da marra. Atualmente, ela conta com 70 atletas associados ao Juvenil, com idade entre 20 e 80 anos. Há também vagas para nadadores de excelência não associados, que são convidados a integrar o conjunto. Nestes 20 anos, a equipe já conquistou mais de 10 títulos, competindo em torneios estaduais, nacionais, sul-americanos e mundiais.
– Temos títulos no Rio Grande do Sul e também em nível nacional e continental. Ainda falta conseguir um título mundial por equipes, mas o principal objetivo continua sendo estimular a participação e a amizade entre os atletas. Se ganharmos, será melhor ainda – afirma Callefi.
Mesmo sem o mundial por equipes, a Team Maha ALJ tem integrantes que já ganharam competições em nível internacional, o que reafirma o excelente grau de experiência e comprometimento dos integrantes em todos os tipos de campeonatos, desde os mais simples até os mais complexos, como uma olimpíada master. A equipe é hoje uma família que atua com o máximo de técnica e garra para levar a bandeira da Associação Leopoldina Juvenil ao pódio, com muita força, alegria e “maha”.