O Instituto de Educação General Flores da Cunha completa, na sexta-feira (5), 150 anos. A data registra a instalação da Escola Normal da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, em 1869, ainda durante o Império. Trata-se da mais antiga instituição de ensino formadora de educadores no Brasil ainda em atividade.
Para comemorar e marcar o início de uma série de atividades, a atual direção da escola, juntamente à Associação dos Ex-Alunos e ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, realizará uma sessão solene, com entrada franca, às 16h de hoje, no Auditório do Instituto Histórico e Geográfico, situado na Rua Riachuelo, 1.317, Centro Histórico de Porto Alegre.
Na programação, falará o diretor, Wagner Innocencio Cardoso, seguido da palestra O Sesquicentenário da Escola Normal do Rio Grande do Sul, proferida pela professora e pesquisadora Regina Portella Schneider. Ao final, haverá a apresentação do Coral das Ex-Alunas do IEGFC. Todos da comunidade atual e antiga de professores, alunos e funcionários estão convidados para o evento.
Atualmente, o prédio histórico que sedia o instituto de educação está sendo restaurado com previsão para o término das obras em maio de 2020. O cronograma dos trabalhos está em dia. O prédio monumental foi inaugurado em 1935, na Avenida Osvaldo Aranha, 527, junto ao Parque Farroupilha.
Também hoje, antes da solenidade desta tarde no Instituto Histórico e Geográfico do RS, haverá, pela manhã, com início previsto para as 10h, um ato público em frente ao prédio do instituto, com apresentações artísticas e falas da comunidade. A iniciativa também faz parte das comemorações do aniversário de 150 anos dessa tradicional instituição de ensino. Mais informações com o jornalista João Batista Santafe Aguiar pelo telefone ou WhatsApp (51) 98111-8631.